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dc.contributor.advisorDemarco, Diogo Joelpt_BR
dc.contributor.authorLeandro, Luis Carlos Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-25T06:01:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29739pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar como a implantação da meritocracia no magistério público poderá contribuir para melhorar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelas escolas. A partir do estudo de caso, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X, localizada no município de Farroupilha/RS, procurou-se identificar os maiores problemas e dificuldades atualmente enfrentados pela escola e de que forma as respectivas soluções poderiam estar relacionadas à implantação de um regime meritocrático de avaliações. Com a pesquisa, buscou-se a percepção dos professores a respeito das possíveis mudanças a serem implantadas por um regime meritocrático, que procure corrigir os principais problemas identificados. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a possibilidade de implantação da meritocracia na educação pública gaúcha enfrentará certa resistência por parte dos profissionais envolvidos, os quais apresentaram desconfiança quanto a sua eficácia na resolução de típicos problemas já enfrentados, mais especificamente no que se refere à remuneração e às condições de trabalho. Indicam também que a meritocracia mais do que benefícios traria potenciais prejuízos a educação, caracterizando-a como um sistema que tem no seu âmago a individualização e a fragmentação, tendendo a gerar como principal resultado a divisão no grupo. Os relatos sugerem que as soluções para os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas vão muito além da implantação de um novo método de avaliação de desempenho, passando pela união das forças de todos os envolvidos no processo educacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectMagistério público estadualpt_BR
dc.titleA meritocracia como mecanismo indutor da eficiência no magistério público estadual do RS : mito ou realidade?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza Júnior, Roberto Tadeu dept_BR
dc.identifier.nrb000778838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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