O impacto do Programa de Distribuição de Lucros e Resultados na motivação dos funcionários : um estudo de caso em um banco brasileiro
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Data
2010Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando assegurar o sucesso agindo com foco em resultados, senso de urgência e crescente produtividade. Para fazer frente ao aumento da competição global, em um contexto onde é exigida maior flexibilidade e adaptabilidade organizacional, a discussão sobre participação nos lucros e resultados como uma forma de remuneração variável e a influência na motivação do funcionário ganha relevância. Dessa forma, destaca-se um dos principais avan ...
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando assegurar o sucesso agindo com foco em resultados, senso de urgência e crescente produtividade. Para fazer frente ao aumento da competição global, em um contexto onde é exigida maior flexibilidade e adaptabilidade organizacional, a discussão sobre participação nos lucros e resultados como uma forma de remuneração variável e a influência na motivação do funcionário ganha relevância. Dessa forma, destaca-se um dos principais avanços verificados nas relações trabalhistas nos últimos anos: a participação efetiva dos empregados nos lucros e resultados da organização. Dentro dessa perspectiva a presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos funcionários do Banco Alfa, nas agências varejo em Porto Alegre- RS, em relação à PLR. Para tal fim foi aplicado 37 questionários em duas agências de Porto Alegre. Percebeu-se que os funcionários estão satisfeitos com o sistema de distribuição de lucros e resultados, pois influencia na motivação deles. Quanto à importância dada pelos funcionários a PLR em comparação com outras formas de práticas motivacionais, observou-se que os benefícios oferecidos pelo Banco Alfa, a avaliação de desempenho e o reconhecimento são práticas consideradas de grande influência na motivação dos respondentes. Assim, fica como sugestão para a empresa, implementar mecanismos mais agressivos de participação dos funcionários nos resultados da empresa, pois isso pode significar um diferencial competitivo para a organização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
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