Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorLemos, Alessandra Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-24T06:57:31Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1677-0943pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297305pt_BR
dc.description.abstractO objetivo é verificar a contribuição da publicidade e quais seus limites para a pauta da pobreza menstrual a retratar as pessoas que menstruam, através das comunicações da marca Always em campanha #MeninaAjudaMenina no Instagram. A perspectiva dos estudos de gênero e da sexualidade entrecruzados com as perspectivas da interseccionalidade e da injustiça de gênero são referenciais ao abordar as pessoas que menstruam e a pobreza menstrual no Brasil. Parte-se do papel social da publicidade ao mediar culturalmente as representações de pessoas que menstruam.As comunicações da marca são tratadas pela análise de conteúdo, ao serem analisadas 41 postagens do Instagram da marca e seu site institucional. A campanha apresenta caráter informativo acerca da pobreza menstrual, embora sejam identificadas limitações em relação à representatividade de pessoas que fogem da cisheteronormatividade, bem como outras situações que tangem à vulnerabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractThe goal is to verify the contribution of advertising and what its limits to the agenda of menstrual poverty to portray people who menstruate, through the communications of the Always brand in #MeninaAjudaMenina campaign, on Instagram. The perspective of gender and sexuality studies intertwined with the perspectives of intersectionality and gender injustice are references when addressing people who menstruate and menstrual poverty in Brazil. It starts from the social role of advertising by culturally mediating the representations of people who menstruate.The brand's communications are treated by content analysis, when 41 posts from the brand's Instagram and its institutional website are analyzed. The campaign presents an informative character about menstrual poverty, although limitations are identified in relation to the representativeness of people fleeing cisheteronormativity, as well as other situations that affect social vulnerability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 22, n. 1 (2025), e220110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMenstrual povertyen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectPeople who menstruateen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPobreza menstrualpt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.titleAbordagem da pobreza menstrual pela publicidade : a campanha #meninaajudamenina da Always no Instagrampt_BR
dc.title.alternativeAddressing menstrual poverty through advertising : always's #meninaajudamenina instagram campaignen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001294183pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples