Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Carli, Anelise Angelipt_BR
dc.contributor.authorConter, Marcelo Bergaminpt_BR
dc.contributor.authorProto, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-24T06:57:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2178-602Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297280pt_BR
dc.description.abstractO acontecimento Antropoceno irrompe provocando uma série de alterações nas categorias ontoepistemológicasa partir das quais até então partiam nossas discussões a respeito da natureza das imagens visuais e sonoras. Apresentamos aqui algunsprimeiros encaminhamentos de um programa de investigação coletivo sobre as narrativas do Antropoceno. Inicialmente concebido como uma versão escrita do trabalho produzido para ser apresentado num congresso, este artigo relata a intrusão de Gaia nessa mesma apresentação. Primeiro, investigamosa narrativa audiovisual sobre as mudanças climáticas, mas a experiência das enchentes no Rio Grande do Sul em2024 atravessou as práticas do cotidiano acadêmico, ferindo a produção de sentido pretendida e trazendo à tona aspectos doimaginário em jogo nas mudanças climáticas.pt_BR
dc.description.abstractThe Anthropocene event erupts, causing a series of changes in the onto-epistemological categories from which our discussions about the nature of visual and sound images have hitherto been based. Herewe present the first steps of a collective research program on the narratives of/in the Anthropocene. Initially conceived as a written version of the work produced to be presented at aconference, this essayreportson Gaia's intrusion into that same presentation. At first, we investigate the audiovisual narrative about climate change, but the experience of the floods in Rio Grande do Sul in 2024 went beyond the practices of everyday academic life, damaging the intended production of meaning and bringing out aspects of the imaginary at play in climate change.en
dc.description.abstractEl acontecimiento del Antropoceno irrumpe provocando una serie de cambios en las categorías onto-epistemológicas en las que hasta ahora se basaban nuestras discusiones sobre la naturaleza de las imágenes visuales y sonoras. Acá presentamos los primeros pasos de un programa de investigación colectiva sobre las narrativas de/en el Antropoceno. Concebido inicialmente como una versiónescrita del trabajo producido para ser presentado en un congreso, este artículo dácuenta de la intrusión de Gaia en esa misma presentación. En primer lugar, investigamos la narrativa audiovisual sobre el cambio climático, pero la experiencia de las inundaciones en Rio Grande do Sul em 2024 atravesó las prácticas de la vida académica cotidiana, perjudicando la producción de sentido pretendida y poniendo de relieve aspectos delimaginario en juego en el cambio climático.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Mídia e Cotidiano. Rio de Janeiro: UFF, 2013-. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2024), p. 267-290pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImageen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectVisibilityen
dc.subjectSounden
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectAnthropoceneen
dc.subjectImagenes
dc.subjectVisibilidades
dc.subjectSonidoes
dc.subjectNarrativaes
dc.subjectAntropocenoes
dc.titleQuando Gaia irrompe no congresso : enchentes no RS e narrativas do Antropoceno e apesar delept_BR
dc.title.alternativeWhen Gaia intrudes on congress : floods in Rio Grande do Sul and narratives of the anthropocene and despite iten
dc.title.alternativeCuando Gaia irrumpe en el congreso : inundaciones en Rio Grande do Sul y narrativas del Antropocenoy más alláes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001256553pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples