Um estudo sobre as perspectivas de crescimento das importações brasileiras junto ao mercado chinês
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A importação pode ser uma ótima ferramenta para que uma nação aumente sua competitividade e exporte mais determinados produtos. Preocupar-se apenas em aumentar a exportação pode fazer com que o país continue produzindo mercadorias, mesmo que apenas para o mercado interno, de forma ineficiente e ineficaz. Ao se substituir a produção desses produtos pela importação, é possível focar nos produtos que se fabrica com maior eficiência e eficácia, aperfeiçoando as técnicas de produção. O presente trab ...
A importação pode ser uma ótima ferramenta para que uma nação aumente sua competitividade e exporte mais determinados produtos. Preocupar-se apenas em aumentar a exportação pode fazer com que o país continue produzindo mercadorias, mesmo que apenas para o mercado interno, de forma ineficiente e ineficaz. Ao se substituir a produção desses produtos pela importação, é possível focar nos produtos que se fabrica com maior eficiência e eficácia, aperfeiçoando as técnicas de produção. O presente trabalho tenta apontar os produtos em que o Brasil pode aumentar sua importação junto à China. Para isso, foi analisado o Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR) brasileiro e chinês. Selecionou-se os produtos em que o Brasil possui baixo IVCR e em que a china tem alta vantagem comparativa. O dinamismo importador brasileiro no período estudado (2000 à 2009) também foi considerado, selecionando-se apenas aqueles em que houve considerável aumento das importações. Por fim, foi avaliado o grau de intensidade tecnológica das mercadorias. O maior potencial de crescimento das importações brasileiras de produtos originários da China está nos produtos manufaturados. Entre as principais seções de mercadorias estão as matérias têxteis, instrumentos e aparelhos de óptica, fotografia ou cinematografia, material elétrico, aparelhos de gravação ou de reprodução de som e imagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3221)
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