Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Leônidas Garciapt_BR
dc.contributor.authorIlha, Taís Backhauspt_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T06:56:40Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296416pt_BR
dc.description.abstractDiante da urgência das crises socioeconômica e ambiental contemporâneas, este trabalho apresenta uma campanha de caráter disruptivo, intitulada Alarme, focado na valorização da agroecologia por meio da contundente exposição dos malefícios do agronegócio. A metodologia utilizada, baseada na iniciativa Cos4Cloud, caracteriza-se por um processo iterativo de verificação com os usuários. Centrado nos princípios do Design para Sustentabilidade, mas também alinhado ao Design Social e ao Design Colaborativo, o trabalho busca contribuir para uma prática do design que seja parte das soluções sustentáveis frente a um cenário de crises ambientais e socioeconômicas. Os resultados obtidos nos questionários de verificação junto aos possíveis usuários evidenciam que a campanha, com sua abordagem instigante e impactante, a partir de materiais projetados para veiculação nas ruas, demonstrou alta capacidade de gerar curiosidade, motivando o público a buscar mais informações sobre o tema e a consequente reavaliação de hábitos e busca por alternativas verdadeiramente sustentáveis.pt_BR
dc.description.abstractGiven the urgency of contemporary socioeconomic and environmental crises, this work presents a disruptive campaign, entitled 'Alarm,' focused on promoting agroecology through the forceful exposure of agribusiness's harms. The methodology employed, based on the Cos4Cloud initiative, is characterized by an iterative user verification process. Centered on the principles of Design for Sustainability, but also aligned with Social Design and Collaborative Design, this work seeks to contribute to a design practice that is part of sustainable solutions in the face of a scenario of environmental and socioeconomic crises. The results obtained from user verification questionnaires alongside possible users indicate that the campaign, with its thought-provoking and impactful approach, utilizing materials designed for street dissemination, demonstrated a high capacity to generate curiosity, motivating the public to seek more information on the topic and consequently re-evaluate habits and search for truly sustainable alternatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign visualpt_BR
dc.subjectDesign for sustainabilityen
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectDesign para sustentabilidadept_BR
dc.subjectDesign socialpt_BR
dc.subjectSocial designen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCollaborative designen
dc.subjectAudiovisualen
dc.titleAlarme : design agroecológico em contraponto ao agronegóciopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001292694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples