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dc.contributor.advisorDemarco, Diogo Joelpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Viviane Soarespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-18T06:02:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29640pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo identificar a colaboração do novo Portal de Contratações da CAIXA para o aumento da transparência do processo de contratação de bens e serviços desta empresa. Analisaram-se as percepções dos empregados envolvidos no processo assim como o próprio Portal. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas, dados estes que foram analisados através de análise de conteúdo. Para análise da transparência do processo, foram estudados os requisitos de acessibilidade, facilidade de uso, qualidade da informação e auditabilidade, onde foi identificado que o novo Portal de Contratações da empresa proporciona visibilidade ao processo somente ao conferir acesso e uso fácil pelos seus usuários e acompanhamento e controle de demandas. Para fins de conferir maior transparência ao processo, o Portal deve ser aprimorado no que tange à qualidade de conteúdo e informações geradas e documentabilidade do processo, de forma a conferir um caráter mais qualitativo às suas operações do que quantitativo, somente. O estudo também se dispôs a verificar a melhoria do processo a partir da implantação do novo sistema, analisando a eficiência do processo de compras públicas, especialmente, onde se verificou que o Portal de Contratações aliado ao Pregão Eletrônico, como modalidade licitatória padrão para compras de bens e serviços comuns, pode conferir maior celeridade e redução de custos operacionais do processo. A conclusão do estudo mostra que, na empresa estudada, a transparência do processo de contratação de bens e serviços pode ser melhorada a partir do aprimoramento da documentabilidade e da qualidade de informação gerada pelo Portal. Além disso, por se tratar de uma fase inicial de implantação do sistema, a adoção de uma gestão estratégica, que avalie, acompanhe e gerencie os passos de implementação do projeto pode auxiliar a empresa a alcançar os objetivos propostos pela nova ferramenta.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCaixa Econômica Federal.pt_BR
dc.subjectPortal corporativopt_BR
dc.subjectProcesso de contrataçãopt_BR
dc.subjectBens e serviçospt_BR
dc.titleAnálise do novo sistema de contratação, licitação e gestão de contratos da Caixa Econômica Federal à luz do conceito de transparênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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