Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorMiguel, Thomas Beckept_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T06:56:01Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296369pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a criação de um livro infantil ilustrado para promover o conhecimento sobre a diversidade dos alimentos por meio de ilustrações e curiosidades. O objetivo deste projeto é explorar formas, cores e texturas dos alimentos in natura em um projeto editorial, transformando a alimentação em uma experiência divertida, envolvente e sensorial, facilitando a introdução alimentar de forma mais criativa por responsáveis, professores e profissionais da nutrição, buscando ser uma ferramenta de apoio para superar a seletividade e a neofobia alimentar infantil. Este trabalho possui como fundamentação teórica os tópicos de nutrição, Design Editorial e ilustração. A metodologia proposta pelo autor possui quatro macro etapas, nomeadas como Imersão, Ideação, Desenvolvimento e Refinamento, e diversas micro etapas que fazem parte da construção das macro etapas. Como resultado, foi desenvolvido um livro ilustrado com linguagem lúdica, sensorial e informativa, que apresenta a diversidade das frutas por meio de narrativas visuais e textuais acessíveis ao público infantil. O projeto foi construído com base na Escalada do Comer, respeitando etapas que ajudam a criar familiaridade e interesse pelas frutas, mesmo entre crianças com dificuldades alimentares.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes the creation of an illustrated children's book to promote knowledge about the diversity of foods through illustrations and curiosity. The objective of this project is to explore the shapes, colors, and textures of natural foods in an editorial project, transforming eating into a fun, engaging, and sensory experience. It aims to facilitate a more creative introduction to food by caregivers, teachers, and nutrition professionals, serving as a support tool to overcome selective eating and food neophobia in children. The theoretical foundation of this work includes topics in nutrition, Editorial Design, and illustration. The methodology proposed by the author consists of four macro stages, named Immersion, Ideation, Development, and Refinement, as well as several micro stages that contribute to the construction of the macro stages. The result was an illustrated book with playful, sensory, and informative language, showcasing the diversity of fruits through visual and textual narratives accessible to children. The project was built based on the Escalada do Comer (Eating Escalation), following stages that help foster familiarity and interest in fruits, even among children with eating disorders.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign visualpt_BR
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectChildren's booken
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectFood diversityen
dc.subjectSensory experienceen
dc.titleDespertando sabores : livro infantil ilustrado sobre a diversidade dos alimentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001292542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples