HyperCal 3D : aplicativo de apoio ao ensino degeometria descritiva
| dc.contributor.author | Teixeira, Fabio Goncalves | pt_BR |
| dc.contributor.author | Santos, Sérgio Leandro dos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Bruno, Fernando Batista | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-28T06:57:06Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2318-7492 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/295970 | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Geometria Descritiva (GD) constitui um dos pilares da formação de profissionais da área projetual, como engenheiros, designers e arquitetos. No entanto, seu ensino é desafiador devido à complexidade da disciplina e da dificuldade dos estudantes na compreensão dos processosabstratos próprios da GD, como projeções e múltiplas vistas. Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo desenvolvido especificamente para apoiar o ensino de GD. São abordados os princípios básicos dodesenvolvimento, além de aplicações no ensino de GD. A metodologia de desenvolvimento utiliza a geometria vetorial e OpenGL, através de programação orientada a objetos. O resultado é um aplicativo permite interações em tempo real, realiza mudanças de plano de forma rápida e precisa, calcula interseções e cortes. O HyperCAL3D auxilia os alunos na resolução de problemas e professores na preparação de aulas e na elaboração de material didático, contribuindo para a aprendizagem da GD, tornando o processo mais prático, visual e dinâmico. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Descriptive Geometry (DG) is one of the fundamental bases in the education of design‑oriented professionals such as engineers, designers, and architects. However, teaching DG is challenging because of the discipline’s complexity and students’ difficulty in grasping its inherently abstract processes—such as projections and multiple views. This paper introduces HyperCAL3D, an application developed specifically to support DG instruction. It discusses the application’s foundational development principles as well as its use in DG teaching. The development methodology leverages vector geometry and OpenGL within an object‑oriented programming approach. The resulting tool enables real‑time interaction, swift and accurate plane changes, and the calculation of intersections and sections. HyperCAL3D assists students in problem solving and helps instructors prepare lessons and instructional materials, making DG learning more practical, visual, and dynamic. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista brasileira de expressão gráfica [recurso eletrônico]. [Florianópolis, SC]. Vol. 13, n. 1 (2025), p. 79-100 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
| dc.subject | Descriptive Geometry | en |
| dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
| dc.subject | Design-based learning | en |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | HyperCAL3D | en |
| dc.title | HyperCal 3D : aplicativo de apoio ao ensino degeometria descritiva | pt_BR |
| dc.title.alternative | Hypercal 3D : an application to support descriptive geometry education | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001291827 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Sociais Aplicadas (4546)

