Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sérgio Leandro dospt_BR
dc.contributor.authorBruno, Fernando Batistapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-28T06:57:06Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn2318-7492pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295970pt_BR
dc.description.abstractA Geometria Descritiva (GD) constitui um dos pilares da formação de profissionais da área projetual, como engenheiros, designers e arquitetos. No entanto, seu ensino é desafiador devido à complexidade da disciplina e da dificuldade dos estudantes na compreensão dos processosabstratos próprios da GD, como projeções e múltiplas vistas. Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo desenvolvido especificamente para apoiar o ensino de GD. São abordados os princípios básicos dodesenvolvimento, além de aplicações no ensino de GD. A metodologia de desenvolvimento utiliza a geometria vetorial e OpenGL, através de programação orientada a objetos. O resultado é um aplicativo permite interações em tempo real, realiza mudanças de plano de forma rápida e precisa, calcula interseções e cortes. O HyperCAL3D auxilia os alunos na resolução de problemas e professores na preparação de aulas e na elaboração de material didático, contribuindo para a aprendizagem da GD, tornando o processo mais prático, visual e dinâmico.pt_BR
dc.description.abstractDescriptive Geometry (DG) is one of the fundamental bases in the education of design‑oriented professionals such as engineers, designers, and architects. However, teaching DG is challenging because of the discipline’s complexity and students’ difficulty in grasping its inherently abstract processes—such as projections and multiple views. This paper introduces HyperCAL3D, an application developed specifically to support DG instruction. It discusses the application’s foundational development principles as well as its use in DG teaching. The development methodology leverages vector geometry and OpenGL within an object‑oriented programming approach. The resulting tool enables real‑time interaction, swift and accurate plane changes, and the calculation of intersections and sections. HyperCAL3D assists students in problem solving and helps instructors prepare lessons and instructional materials, making DG learning more practical, visual, and dynamic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de expressão gráfica [recurso eletrônico]. [Florianópolis, SC]. Vol. 13, n. 1 (2025), p. 79-100pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectDescriptive Geometryen
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectDesign-based learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHyperCAL3Den
dc.titleHyperCal 3D : aplicativo de apoio ao ensino degeometria descritivapt_BR
dc.title.alternativeHypercal 3D : an application to support descriptive geometry educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001291827pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples