Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFirmino, Larissa Corrêapt_BR
dc.contributor.authorZago, Leonel Douglaspt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T08:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294892pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso investigou as representações dos movimentos sociais em livros didáticos de Geografia voltados aos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental e aprovados no PNLD 2024. Com base em uma análise documental qualitativa, a pesquisa concentrou-se nas imagens fotográficas presentes nas obras didáticas mais adotadas nas escolas públicas de Porto Alegre/RS, problematizando os discursos visuais veiculados por essas representações. O trabalho se ancorou teoricamente nos Estudos Culturais em Educação, a partir de aportes pós-críticos, lidando com autores como Stuart Hall, Michel Foucault, Milton Santos, Carlos Walter Porto-Gonçalves e Aníbal Quijano. A partir de Foucault e a noção de discurso como prática de poder e produção de verdade, o estudo compreende as imagens dos livros didáticos como artefatos que constroem representações sociais carregadas de sentido, capazes de legitimar ou silenciar determinados sujeitos e narrativas. A metodologia adotada envolveu uma curadoria das imagens dos livros selecionados, que foram divididas entre representações do Norte Global e do Sul Global. Essa categorização permitiu observar disparidades marcantes quanto à estética, os sujeitos representados, as pautas reivindicatórias e a narrativa visual predominante. Enquanto no Norte predominaram imagens organizadas e com tom celebratório, no Sul as imagens evidenciam improviso, repressão estatal, diversidade étnica e tensão. A análise apontou que tais representações visuais operam uma pedagogia simbólica que reforça desigualdades, reproduz estigmas e naturaliza hierarquias entre os movimentos sociais, a depender de sua origem geopolítica. O trabalho demonstra como o livro didático, sendo muitas vezes o único material de leitura em diversas escolas e residências, assume um papel central na formação do olhar dos estudantes. Ao final, o estudo defende a urgência de uma leitura crítica das imagens, propondo que elas sejam problematizadas como parte da formação cidadã e democrática.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the representations of social movements in Geography textbooks used in the final years of Brazilian middle school, as approved by the 2024 PNLD (National Textbook Program). Based on a qualitative documentary analysis, the research focuses on photographic images found in the most widely adopted textbooks in public schools in Porto Alegre, problematizing the visual discourses conveyed by these representations. The study is theoretically grounded in Cultural Studies in Education, post-critical perspectives, and draws from authors such as Stuart Hall, Michel Foucault, Milton Santos, Carlos Walter Porto-Gonçalves, and Aníbal Quijano. Drawing on the notion of discourse as a practice of power and truth production (Foucault, 1996), the research understands textbook images as artifacts that construct socially meaningful representations, capable of legitimizing or silencing certain subjects and narratives. The methodology involved a curation of selected textbook images, which were then divided into two major blocs: representations of the Global North and the Global South. This categorization enabled the observation of striking disparities in aesthetics, represented subjects, protest agendas, and predominant visual narratives. While images from the North tend to be clean, orderly, and celebratory in tone, those from the South highlight improvisation, state repression, ethnic diversity, and tension. The analysis reveals that such visual representations operate as a symbolic pedagogy that reinforces inequalities, reproduces stigmas, and naturalizes hierarchies between social movements depending on their geopolitical origin. The study underscores how the textbook — often the only reading material available in many households, plays a central role in shaping students’ ways of seeing the world. Ultimately, the work advocates for the urgent need of a critical reading of images, proposing that they be problematized as part of democratic and citizenship-oriented education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeographical educationen
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectSchool geographyen
dc.titleImagens de luta ou luta por imagens ? os movimentos sociais nos livros didáticos do PNLD 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001290809pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples