Dimitri Ismailovitch em trânsito : um artista ucraniano, de Constantinopla ao Brasil
Fecha
2025Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma síntese da trajetória do artista ucraniano Dimitri Ismailovitch (1890–1976), estabelecido no Brasil em 1927. Pintor figurativo reconhecido pelo tratamento realista minucioso, Ismailovitch notabilizou-se por sua retratística, dedicando-se também a gêneros como natureza-morta, arte sacra, paisagem, estudos etnográficos, além de ter enveredado, até mesmo, pela abstração. Suas obras estão presentes em alguns dos principais museus brasileiros, enquanto sua trajetória é as ...
Esta pesquisa apresenta uma síntese da trajetória do artista ucraniano Dimitri Ismailovitch (1890–1976), estabelecido no Brasil em 1927. Pintor figurativo reconhecido pelo tratamento realista minucioso, Ismailovitch notabilizou-se por sua retratística, dedicando-se também a gêneros como natureza-morta, arte sacra, paisagem, estudos etnográficos, além de ter enveredado, até mesmo, pela abstração. Suas obras estão presentes em alguns dos principais museus brasileiros, enquanto sua trajetória é assinalada pela participação em diversos Salões de Arte, bem como pelo envolvimento em entidades de representação, como a Associação de Artistas Brasileiros (A.A.B.) e a Sociedade Brasileira de Belas Artes (S.B.B.A.). Apesar de sua expressiva e invulgar atuação, inexistem estudos de fôlego acerca de seu percurso e obra. O objetivo principal desta pesquisa é, nesse bojo, apresentar uma sistematização do que se conhece sobre o artista, traçando um caminho que contemple sua formação e referências artísticas. Para tanto, partimos de levantamento historiográfico, documental, iconográfico e de fontes primárias, como jornais, revistas e, sobretudo, os Álbuns de Recortes do artista e de sua aluna, Maria Margarida Soutello (1900–1996), preservados na Coleção Mendes Cavalcanti. Com esse material, foi possível traçar o percurso inicial de Dimitri Ismailovitch, enfatizando o seu período formativo na antiga Constantinopla (atual Istambul, Turquia), sua passagem por Atenas, Washington e Nova Iorque, e sua chegada e estabelecimento na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal do Brasil. ...
Abstract
This research presents a summary of the trajectory of the Ukrainian artist Dimitri Ismailovitch (1890–1976), who settled in Brazil in 1927. As a figurative painter, known for his meticulous realistic treatment, Ismailovitch was noted for his portraiture, and also dedicated himself to genres such as still lifes, religious art, architectural scenes and ethnographic studies, as well as venturing even into abstract art. His works are present in some of the main Brazilian museums, while his trajecto ...
This research presents a summary of the trajectory of the Ukrainian artist Dimitri Ismailovitch (1890–1976), who settled in Brazil in 1927. As a figurative painter, known for his meticulous realistic treatment, Ismailovitch was noted for his portraiture, and also dedicated himself to genres such as still lifes, religious art, architectural scenes and ethnographic studies, as well as venturing even into abstract art. His works are present in some of the main Brazilian museums, while his trajectory is marked by participation in several Art Salons, as well as involvement with representative entities, such as Associação de Artistas Brasileiros (A.A.B.) e a Sociedade Brasileira de Belas Artes (S.B.B.A.). Despite his expressive and unique performance, there are no in-depth studies about his career and work. The main objective of this research is, in its core, to present a systematization of what is known about the artist, tracing a path that encompasses his formation and artistic references. To this end, we explore historiographical, iconographical surveys, documents and primary sources such as newspapers, magazines and, above all, the artist’s own Scrapbooks as well as his pupil’s, Maria Margarida Soutello (1900–1996), preserved in the Mendes Cavalcanti collection. With this material, it was possible to trace an initial path of Dimitri Ismailovitch, emphasizing his formative period in Constantinople (present-day Istanbul, Turkey), his passage through Athens, Washington and New York, and his arrival and settlement in the city of Rio de Janeiro, then the Capital of Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (40280)Tesinas Artes Visuales (729)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


