Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Victor Hugo Nedelpt_BR
dc.contributor.authorBiscarra, Gian Paulo Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T06:57:31Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294752pt_BR
dc.description.abstractA evolução dos games no século XXI trouxe consigo avanços significativos em relação aos seus gráficos, ambientações e narrativas envolventes, e, atualmente, estão inseridos no cotidiano dos jovens. O objetivo deste trabalho busca investigar a percepção de jovens escolarizados sobre a relação entre games, juventude e o ensino de Geografia, destacando seu potencial educativo. Desse modo, a presente pesquisa foi organizada em três eixos: Juventudes; Juventudes e os Games; e Games e o ensino de Geografia. Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida foi a do Grupo Focal, realizado com 8 jovens-estudantes, com duração de 1h07min, a fim de compreender as percepções deles acerca das juventudes, de suas vivências com os games, e da sua percepção com relação a Geografia presente nos jogos, bem como o seu com potencial para o ensino de Geografia. Com relação aos resultados, o primeiro momento mostra que os jovens enfrentam uma estrutura social adultocêntrica que limita seu direito ao lazer e à participação plena, enquanto um mercado de trabalho explorador naturaliza jornadas exaustivas e há limites impostos pelos sistemas educativos prepará-los para os desafios pós-escola. O segundo momento evidencia que games representam mais que entretenimento para os jovens: são ferramentas de socialização, resiliência emocional e conexão, mas que exigem cuidado com ambientes tóxicos online. O terceiro momento explana que os games surgem como poderosas ferramentas pedagógicas para o ensino de Geografia, transformando conceitos abstratos em experiências interativas e imersivas, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos jovens, ao mesmo tempo que aproximam o conhecimento geográfico de sua realidade. É possível considerar, portanto, que os games são uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino de Geografia, e que dialoga com a realidade das juventudes contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractLa evolución de los videojuegos en el siglo XXI ha supuesto avances significativos en cuanto a sus gráficos, ambientaciones y narrativas atractivas, y actualmente forman parte de la vida cotidiana de los jóvenes. El objetivo de este estudio es investigar la percepción de los jóvenes con estudios sobre la relación entre los videojuegos, la juventud y la enseñanza de la Geografía, destacando su potencial educativo. Por ello, la investigación se organizó en tres ejes: Juventud; Juventud y Juegos; y Juegos y la enseñanza de la Geografía. Para ello, se eligió como metodología de investigación un grupo focal, realizado con 8 jóvenes estudiantes, con una duración de 1 h 07 min, para comprender sus percepciones sobre la juventud, sus experiencias con los videojuegos y su percepción de la geografía presente en ellos, así como su potencial para la enseñanza de la Geografía. En cuanto a los resultados, el primer momento muestra que los jóvenes se enfrentan a una estructura social adultocéntrica que limita su derecho al ocio y a la plena participación, mientras que un mercado laboral explotador normaliza jornadas laborales agotadoras y existen límites impuestos por los sistemas educativos para prepararlos para los retos postescolares. El segundo momento muestra que los juegos representan más que entretenimiento para los jóvenes: son herramientas de socialización, resiliencia emocional y conexión, pero requieren precaución en entornos virtuales tóxicos. El tercer momento explica que los juegos emergen como poderosas herramientas pedagógicas para la enseñanza de Geografía, transformando conceptos abstractos en experiencias interactivas e inmersivas, estimulando la curiosidad y el pensamiento crítico en los jóvenes, a la vez que acercan el conocimiento geográfico a su realidad. Por lo tanto, se puede considerar que los juegos son una herramienta pedagógica eficaz para la enseñanza de Geografía y que dialogan con la realidad de la juventud contemporánea.es
dc.description.abstractThe evolution of games in the 21st century has brought with it significant advances in terms of their graphics, settings and engaging narratives, and they are currently part of the daily lives of young people. The objective of this study is to investigate the perception of educated young people about the relationship between games, youth and the teaching of Geography, highlighting their educational potential. Thus, this research was organized into three axes: Youth; Youth and Games; and Games and the teaching of Geography. For this, the chosen research methodology was the Focus Group, carried out with 8 young students, lasting 1h07min, in order to understand their perceptions about youth, their experiences with games, and their perception regarding Geography present in games, as well as its potential for teaching Geography. Regarding the results, the first moment shows that young people face an adult-centric social structure that limits their right to leisure and full participation, while an exploitative job market normalizes exhausting workdays and there are limits imposed by educational systems to prepare them for post-school challenges. The second moment shows that games represent more than entertainment for young people: they are tools for socialization, emotional resilience and connection, but they require caution in toxic online environments. The third moment explains that games emerge as powerful pedagogical tools for teaching Geography, transforming abstract concepts into interactive and immersive experiences, stimulating curiosity and critical thinking in young people, while at the same time bringing geographic knowledge closer to their reality. It is possible to consider, therefore, that games are an effective pedagogical tool for teaching Geography, and that they dialogue with the reality of contemporary youth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJóveneses
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectJuegoses
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectEnseñanza de la geografíaes
dc.subjectGrupos de discusiónes
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGames na educaçãopt_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectYoung peopleen
dc.subjectGamesen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectFocus groupen
dc.titleStart geográfico : juventudes, games e ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001289996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples