Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKirch, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorJahn, Gabriel Adampt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T06:55:53Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294652pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre o tema de finanças pessoais, em que o público alvo dessa pesquisa são os alunos de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa monografia busca entender o comportamento financeiro desses estudantes por meio da coleta de dados realizada por um formulário do Google Forms. Esse questionário foi dividido em seis seções. A primeira tratou sobre a validação do público-alvo; a segunda, sobre características gerais dos estudantes; a terceira, sobre aspectos financeiros; a quarta, sobre investimentos pessoais; a quinta, sobre educação financeira; e a sexta foi composta por apenas uma questão de encerramento. Com isso, foram obtidas 156 respostas válidas, as quais foram analisadas por meio de uma metodologia descritiva quantitativa com caráter exploratório. Constatou-se que os gastos com a alimentação e a moradia se destacam entre os que maior impactam o orçamento dos estudantes, que os alunos, em sua maioria, têm investimentos, sendo os CDBs (certificados de depósitos bancários) os preferidos dentro do universo da renda fixa e os FIIs (fundos de investimentos imobiliários) os preferidos dentro do universo da renda variável, que o principal motivo que leva os graduandos a pouparem e investirem sua renda é a busca pela aquisição de bens ou serviços no futuro e que, à medida que os estudantes progridem no curso, a capacidade de poupança sobe, mais alunos investem e isso melhora o nível de conhecimento financeiro por parte dos graduandos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with the topic of personal finances, and the target audience for this research are undergraduate students in Administration at the Federal University of Rio Grande do Sul. This monograph seeks to understand the financial behavior of these students through data collection using a Google Forms questionnaire. This questionnaire was divided into six sections. The first dealt with the validation of the target audience; the second, with general characteristics of the students; the third, with financial aspects; the fourth, with personal investments; the fifth, with financial education; and the sixth consisted of only one closing question. Thus, 156 valid responses were obtained, which were analyzed using a quantitative descriptive methodology with an exploratory character. It was found that food and housing expenses stand out among those that have the greatest impact on students' budgets, that most students have investments, with CDBs (bank deposit certificates) being the preferred ones within the fixed income universe and FIIs (real estate investment funds) being the preferred ones within the variable income universe, that the main reason that leads undergraduates to save and invest their income is the search for acquiring goods or services in the future and that, as students’ progress in the course, the savings capacity increases, more students invest and this improves the level of financial knowledge on the part of undergraduates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUFRGS. Escola de Administraçãopt_BR
dc.subjectPersonal financeen
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectFinancial managementen
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectPersonal investmentsen
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectInvestimento privadopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPersonal and Family budgeten
dc.subjectOrçamento familiarpt_BR
dc.titleUma análise das finanças pessoais dos alunos de graduação em Administração na UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001290125pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples