Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrades Filho, Clódis de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorNovakoski, Kleverson Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T06:55:46Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294643pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho explorou e propôs práticas de ensino de sensoriamento remoto na Educação Básica focado em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Porto Alegre, RS. O objetivo central foi adaptar a linguagem técnica do sensoriamento remoto, utilizando o "Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores" como uma ferramenta pedagógica. A pesquisa demonstrou a viabilidade e a importância de introduzir conceitos de sensoriamento remoto, como o funcionamento e as características técnicas dos satélites imageadores, focando em suas aplicações práticas no cotidiano dos estudantes. Embora o sensoriamento remoto não seja explicitamente um conteúdo do Ensino Fundamental, a abordagem se alinhou às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular que enfatiza o desenvolvimento do pensamento espacial e a compreensão das geotecnologias no dia a dia. A intervenção foi planejada visando comparar as modificações e usos das paisagens ao longo do tempo, estimulando a reflexão sobre a relação sociedade-natureza. O "Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores", criado em 2013, possui uma década de trajetória como um recurso didático gratuito, amplamente difundido em eventos acadêmicos e ações de extensão. Sua mediação já ocorreu em todos os níveis de ensino - superior, técnico e médio. Além da versão física, o jogo também contou com um aplicativo móvel disponível entre 2023 e 2024, e atualmente possui uma versão web multiplayer em fase beta, que expandem suas possibilidades de acesso e interação. A metodologia combinou a teoria com atividades práticas, utilizando diferentes modos de jogo e exemplos concretos, como imagens das enchentes no Rio Grande do Sul e do desmatamento na Floresta Amazônica. Essa abordagem se mostrou eficaz promover a aprendizagem dos satélites e prepará-los para compreender e interagir com um mundo cada vez mais mediado por geotecnologias.pt_BR
dc.description.abstractThis study explored and proposed teaching practices involving remote sensing in Basic Education, focusing on 6th-grade elementary school students from a public school in Porto Alegre, RS, Brazil. The central objective was to adapt the technical language of remote sensing, using the "Trunfo: Satellites & Sensors Game" as a pedagogical tool. The research demonstrated the viability and importance of introducing remote sensing concepts, such as the functioning and technical characteristics of imaging satellites, focusing on their practical applications in students' daily lives. Although remote sensing is not explicitly part of the Elementary Education curriculum, the approach aligned with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), which emphasizes the development of spatial thinking and the understanding of geotechnologies in everyday life. The intervention was planned to compare landscape modifications and uses over time, stimulating reflection on the society-nature relationship. The "Trunfo: Satellites & Sensors Game", created in 2013, has a decade-long trajectory as a free educational resource, widely disseminated in academic events and outreach activities. Its mediation has already occurred at all educational levels – higher, technical, and high school. In addition to the physical version, the game also featured a mobile application available between 2023 and 2024, and currently has a web multiplayer version in beta phase, which expands its possibilities for access and interaction. The methodology combined theory with practical activities, using different game modes and concrete examples, such as images of the floods in Rio Grande do Sul and deforestation in the Amazon Rainforest. This approach proved effective in promoting students' learning about satellites and preparing them to understand and interact with a world increasingly mediated by geotechnologies.en
dc.description.abstractEl presente trabajo exploró y propuso prácticas de enseñanza de teledetección en la Educación Básica, centrándose en alumnos de 6º grado de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública en Porto Alegre, RS, Brasil. El objetivo central fue adaptar el lenguaje técnico de la teledetección, utilizando el "Juego del Trunfo: Satélites y Sensores" como herramienta pedagógica. La investigación demostró la viabilidad y la importancia de introducir conceptos de teledetección, como el funcionamiento y las características técnicas de los satélites de imágenes, enfocándose en sus aplicaciones prácticas en la vida cotidiana de los estudiantes. Aunque la teledetección no es un contenido explícito de la Enseñanza Fundamental, el enfoque se alineó con las directrices de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), que enfatiza el desarrollo del pensamiento espacial y la comprensión de las geotecnologías en el día a día. La intervención fue planificada para comparar las modificaciones y usos de los paisajes a lo largo del tiempo, estimulando la reflexión sobre la relación sociedad-naturaleza. El "Juego del Trunfo: Satélites y Sensores", creado en 2013, tiene una trayectoria de una década como recurso didáctico gratuito, ampliamente difundido en eventos académicos y acciones de extensión. Su mediación ya se ha dado en todos los niveles educativos – superior, técnico y secundario. Además de la versión física, el juego también contó con una aplicación móvil disponible entre 2023 y 2024, y actualmente posee una versión web multijugador en fase beta, que amplían sus posibilidades de acceso e interacción. La metodología combinó la teoría con actividades prácticas, utilizando diferentes modos de juego y ejemplos concretos, como imágenes de las inundaciones en Rio Grande do Sul y la deforestación en la Selva Amazónica. Este enfoque demostró ser eficaz para promover el aprendizaje de los satélites en los estudiantes y prepararlos para comprender e interactuar con un mundo cada vez más mediado por geotecnologías.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemote sensingen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSatellites and Sensorsen
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectTeledetecciónes
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectEducación básicaes
dc.subjectSatélites y Sensoreses
dc.subjectJuegoses
dc.titleA Importância dos satélites imageadores no cotidiano dos estudantes : aprendendo com o jogo do trunfo satélites & sensores no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001289959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples