Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorMagnus, Nathan Dimer Boffpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T06:55:43Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294640pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga como professores de Geografia de escolas em Porto Alegre lidam com temas politicamente conflituosos em sala de aula, quais são as suas estratégias pedagógicas e seus desafios, em um ambiente potencialmente polarizado. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, adotando a análise textual discursiva como método para a interpretação de entrevistas com quatro docentes. Os dados foram organizados em cinco categorias: temas conflituosos; estratégias e abordagens didáticas; gestão das tensões ético-políticas; envolvimento dos alunos; e ambiente escolar ou comunitário. A pesquisa dialoga com o conceito freireano de “leitura de mundo”, com o conceito de “Geografia dos professores” de Yves Lacoste e com reflexões sobre a função social da escola, destacando a importância da formação crítica dos alunos para que possam compreender e debater temas complexos e sensíveis de maneira respeitosa e fundamentada. Entre as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para tratar de assuntos polarizantes sem comprometer a estabilidade das relações dentro da escola, destacam-se o uso de dados objetivos e informativos, a mediação por meio de debates, a maiêutica socrática, a dramatização, o humor e o deslocamento da responsabilidade analítica para os próprios alunos. O estudo revela que os professores enfrentam desafios para abordar tais temas, como o medo de represálias, a pressão pela busca de uma neutralidade pedagógica e a complexidade das relações sociais e culturais dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstracthis study investigates how Geography teachers in schools in Porto Alegre address politically sensitive and controversial topics in the classroom, as well as their pedagogical strategies and the challenges they face in a potentially polarized environment. The research adopts a qualitative approach, using Discursive Textual Analysis as a method to interpret interviews with four teachers. The data were organized into five categories: controversial topics; strategies and didactic approaches; management of ethical-political tensions; student engagement; and school or community environment. The research draws on Paulo Freire’s concept of “reading the world,” Yves Lacoste’s concept of “teachers’ geography,” and reflections on the social function of the school, highlighting the importance of fostering students’ critical thinking so they can understand and debate complex and sensitive issues in a respectful and well-grounded manner. Among the pedagogical strategies adopted by the teachers to address polarizing topics without compromising the stability of relationships within the school, the following stand out: the use of objective and informative data, mediation through debates, the Socratic method, dramatization, humor, and the transfer of analytical responsibility to the students themselves. The study reveals that teachers face significant challenges in addressing such topics, including fear of reprisals, pressure to maintain pedagogical neutrality, and the complexity of students’ social and cultural backgrounds.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectControversial topicsen
dc.subjectIsrael and Palestineen
dc.subjectCritical educationen
dc.subjectSchool geographyen
dc.subjectPedagogy of autonomyen
dc.subjectPolarizationen
dc.titleProfessores de Geografia e temas politicamente conflituosos : práticas e desafios em escolas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001290058pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples