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dc.contributor.advisorZarth, Silvana Mariapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Thiago Almirantept_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T08:01:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294197pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Identificar os benefícios da associação dos jogos eletrônicos aos cuidados de enfermagem que geram dor nas crianças existentes na literatura. Métodos: Revisão de escopo realizada, usando o referencial metodológico de Arksey e O'Malley. Pesquisas foram conduzidas nos bancos de dados SciELO, PubMed, CINAHL e Web of Science com uso dos descritores em saúde ("jogos de vídeo"; "jogos e brinquedos"; "pediatria"; "enfermagem") e operadores boleanos (AND e OR). Os artigos incluídos atenderam a temática do estudo, responderam à questão norteadora, disponíveis em inglês, português e espanhol, e publicados nos últimos 5 anos. A pesquisa foi realizada por 2 pesquisadores para maior credibilidade. Resultados: Foram encontrados 6.813 artigos nas bases de dados e 2.406 após aplicação dos filtros de ano de publicação e linguagem, destes, nove foram selecionados para este estudo. Todos os artigos selecionados estavam na língua inglesa e foram realizados no ambiente hospitalar. Além disso, seis se tratavam de pesquisas qualitativas e três estudos de revisão. Seis estudos foram publicados entre 2017 a 2019 e três foram entre 2020 a 2022. A idade variou de 0 a 18 anos. O procedimento doloroso mais frequente foi a punção venosa (cinco), seguida de procedimentos oncológicos (dois), anestesia inalatória (um) e manutenção de saúde mental (um). Os jogos eletrônicos foram encontrados em formatos de realidade virtual (cinco), dispositivos móveis (quatro), videogames portáteis (um) e um sistema de projeção chamado BERT (um). Os principais benefícios apresentados foram manejo da dor/ adesão ao tratamento e sentimentos positivos para os envolvidos. Considerações finais: Os jogos eletrônicos apresentaram benefícios sempre que associados a procedimentos dolorosos no cuidado de enfermagem, se mostrando seguros e adaptáveis. Embora os resultados tenham se mostrado muito positivos para os pacientes, acompanhantes e equipe, ainda é um tema que precisa ser melhor explorado, especialmente na definição de quais jogos eletrônicos são mais eficientes para qual faixa etária.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.subjectCooperação do pacientept_BR
dc.subjectRevisão de escopopt_BR
dc.titleBenefícios da utilização de jogos eletrônicos associados ao cuidado de enfermagem na pediatria : uma revisão escopopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPedron, Cecília Drebespt_BR
dc.identifier.nrb001186014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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