Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Felipe Bilharva dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Victória Marques dapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-19T06:56:27Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0104-1886pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293991pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um relato de prática sobre o uso da metodologia Peer Instruction na disciplina de Fonologia do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de analisar a eficácia da metodologia no ensino de teorias linguísticas no Ensino Superior e iniciar a criação de um banco de questões a ser utilizado por outros professores. A metodologia consiste na realização de testes conceituais, nos quais os alunos realizam duas votações, uma antes e outra depois de uma sessão de debate quanto à resposta correta. A prática revelou-se bastante eficiente para minimizar sequências expositivas didáticas muito extensas, permitindo aos alunos utilizar a argumentação como ferramenta de ensino e de sedimentação de conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a case study on the application of the Peer Instruction methodology in a Phonology course at the Language Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul. The objectives are to evaluate the methodology's effectiveness in teaching linguistic theories in higher education and to develop a repository of questions for use by other professors. The Peer Instruction methodology involves conceptual tests, during which students participate in two polling sessions: one before and one after a debate aimed at convincing their peers of the correct answer. This approach proved highly effective in reducing extended lecture sequences, fostering student engagement, and promoting argumentation as a pedagogical tool. Additionally, it enabled the reinforcement of acquired knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 69 (dez. 2024), p. [31]-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeer Instructionen
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPhonology teachingen
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectTeoria linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInverted classroomen
dc.titleAplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras : um relato de casopt_BR
dc.title.alternativeApplication of Peer Instruction methodology in a course in the Language program : a case studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001280434pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples