Aplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras : um relato de caso
| dc.contributor.author | Silva, Felipe Bilharva da | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Victória Marques da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-19T06:56:27Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0104-1886 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/293991 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um relato de prática sobre o uso da metodologia Peer Instruction na disciplina de Fonologia do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de analisar a eficácia da metodologia no ensino de teorias linguísticas no Ensino Superior e iniciar a criação de um banco de questões a ser utilizado por outros professores. A metodologia consiste na realização de testes conceituais, nos quais os alunos realizam duas votações, uma antes e outra depois de uma sessão de debate quanto à resposta correta. A prática revelou-se bastante eficiente para minimizar sequências expositivas didáticas muito extensas, permitindo aos alunos utilizar a argumentação como ferramenta de ensino e de sedimentação de conhecimentos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This paper presents a case study on the application of the Peer Instruction methodology in a Phonology course at the Language Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul. The objectives are to evaluate the methodology's effectiveness in teaching linguistic theories in higher education and to develop a repository of questions for use by other professors. The Peer Instruction methodology involves conceptual tests, during which students participate in two polling sessions: one before and one after a debate aimed at convincing their peers of the correct answer. This approach proved highly effective in reducing extended lecture sequences, fostering student engagement, and promoting argumentation as a pedagogical tool. Additionally, it enabled the reinforcement of acquired knowledge. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 69 (dez. 2024), p. [31]-60 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Peer Instruction | en |
| dc.subject | Fonologia | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| dc.subject | Phonology teaching | en |
| dc.subject | Active methodology | en |
| dc.subject | Teoria linguística | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Inverted classroom | en |
| dc.title | Aplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras : um relato de caso | pt_BR |
| dc.title.alternative | Application of Peer Instruction methodology in a course in the Language program : a case study | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001280434 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44386)Linguística, Letras e Artes (3004)

