Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Lucas Moserpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T08:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293878pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso visa investigar transformações provocadas pela inteligência artificial generativa no que diz respeito às obras de arte, tomando como base as reflexões de Walter Benjamin em A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. O estudo aborda conceitos como aura, autenticidade, singularidade, valor de culto, valor de exposição e democratização da arte para compreender como as tecnologias contemporâneas ressignificam as dinâmicas da produção e recepção da arte. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa confronta as ideias de Benjamin com a realidade hodierna e seus frutos colhidos pelas ciências sociais, investigando os impactos socioculturais da artificialização criativa. As conclusões destacam os desafios impostos pelas novas tecnologias, ao mesmo tempo em que evidencia potenciais de maximização da exposição, politização e reconfiguração da produção artística contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to investigate the transformations brought about by generative artificial intelligence concerning works of art, based on Walter Benjamin's reflections in "The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction." The study explores concepts such as aura, authenticity, uniqueness, cult value, exhibition value, and the democratization of art to understand how contemporary technologies redefine the dynamics of art production and reception. Adopting a qualitative approach, the research juxtaposes Benjamin's ideas with the current reality and its developments within the social sciences, examining the sociocultural impacts of creative artificialization. The findings highlight the challenges posed by new technologies while emphasizing their potential to enhance exposure, politicization, and the reconfiguration of contemporary artistic production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenjamin, Walter, 1892-1940pt_BR
dc.subjectGenerative artificial intelligenceen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTechnological reproducibilityen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectSociology of arten
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectObras de artept_BR
dc.titleDo humano ao algoritmo : Walter Benjamin e a obra de arte na era da inteligência artificial generativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001280714pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples