Do humano ao algoritmo : Walter Benjamin e a obra de arte na era da inteligência artificial generativa
| dc.contributor.advisor | Passiani, Enio | pt_BR |
| dc.contributor.author | Goulart, Lucas Moser | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-17T08:01:14Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/293878 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso visa investigar transformações provocadas pela inteligência artificial generativa no que diz respeito às obras de arte, tomando como base as reflexões de Walter Benjamin em A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. O estudo aborda conceitos como aura, autenticidade, singularidade, valor de culto, valor de exposição e democratização da arte para compreender como as tecnologias contemporâneas ressignificam as dinâmicas da produção e recepção da arte. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa confronta as ideias de Benjamin com a realidade hodierna e seus frutos colhidos pelas ciências sociais, investigando os impactos socioculturais da artificialização criativa. As conclusões destacam os desafios impostos pelas novas tecnologias, ao mesmo tempo em que evidencia potenciais de maximização da exposição, politização e reconfiguração da produção artística contemporânea. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to investigate the transformations brought about by generative artificial intelligence concerning works of art, based on Walter Benjamin's reflections in "The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction." The study explores concepts such as aura, authenticity, uniqueness, cult value, exhibition value, and the democratization of art to understand how contemporary technologies redefine the dynamics of art production and reception. Adopting a qualitative approach, the research juxtaposes Benjamin's ideas with the current reality and its developments within the social sciences, examining the sociocultural impacts of creative artificialization. The findings highlight the challenges posed by new technologies while emphasizing their potential to enhance exposure, politicization, and the reconfiguration of contemporary artistic production. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 | pt_BR |
| dc.subject | Generative artificial intelligence | en |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Technological reproducibility | en |
| dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
| dc.subject | Contemporary art | en |
| dc.subject | Sociology of art | en |
| dc.subject | Sociologia da arte | pt_BR |
| dc.subject | Obras de arte | pt_BR |
| dc.title | Do humano ao algoritmo : Walter Benjamin e a obra de arte na era da inteligência artificial generativa | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001280714 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (800)

