O impacto do Transtorno do Espectro Autista, em jovens e adultos
Fecha
2024Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos do Transtorno do Espectro Autista, buscando compreender suas experiências diante dos desafios enfrentados antes e depois do diagnóstico, bem como durante a jornada universitária. Para isso, foi explorada a motivação que levou à busca do diagnóstico de TEA, as estratégias adotadas, a importância da rede de apoio e os impactos nos ambientes de convivência. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória, ad ...
O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos do Transtorno do Espectro Autista, buscando compreender suas experiências diante dos desafios enfrentados antes e depois do diagnóstico, bem como durante a jornada universitária. Para isso, foi explorada a motivação que levou à busca do diagnóstico de TEA, as estratégias adotadas, a importância da rede de apoio e os impactos nos ambientes de convivência. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória, adotando um delineamento de estudo de casos múltiplos, envolvendo seis adultos diagnosticados com TEA. Para o procedimento de análise de dados foi utilizada a Análise Temática. Os resultados indicam que os participantes experimentam um sentimento de alívio e aceitação após o diagnóstico, apesar de enfrentarem incompreensão, discriminação e desafios emocionais na vida cotidiana. Alguns autistas lidam com dificuldades sociais, sensoriais e emocionais em ambientes sociais, destacando a importância do apoio interpessoal, profissional e institucional para desenvolver estratégias eficazes. Compreende-se que quanto mais cedo o TEA for diagnosticado, mais cedo desenvolvem estratégias, tanto de natureza pessoal quanto interpessoal, e a rede de apoio serve como um facilitador no desenvolvimento dessas estratégias. Ressalta-se a importância de ter profissionais capacitados para realizar diagnósticos precisos. ...
Abstract
The present study aimed to analyze the impacts of Autism Spectrum Disorder, seeking to understand their experiences in the face of the challenges faced before and after the diagnosis, as well as during the university journey. To this end, the motivation that led to the search for an ASD diagnosis, the strategies adopted, the importance of the support network and the impacts on living environments were explored. In this study, a qualitative, cross-sectional and exploratory research was carried o ...
The present study aimed to analyze the impacts of Autism Spectrum Disorder, seeking to understand their experiences in the face of the challenges faced before and after the diagnosis, as well as during the university journey. To this end, the motivation that led to the search for an ASD diagnosis, the strategies adopted, the importance of the support network and the impacts on living environments were explored. In this study, a qualitative, cross-sectional and exploratory research was carried out, adopting a multiple case study design, involving six adults diagnosed with ASD. For the data analysis procedure, Thematic Analysis was used. Results indicate that participants experience a sense of relief and acceptance after diagnosis, despite facing misunderstanding, discrimination and emotional challenges in everyday life. Some autistic people deal with social, sensory and emotional difficulties in social settings, highlighting the importance of interpersonal, professional and institutional support to develop effective strategies. It is understood that the sooner ASD is diagnosed, the sooner strategies are developed, both personal and interpersonal in nature, and the support network serves as a facilitator in the development of these strategies. The importance of having trained professionals to carry out accurate diagnoses is highlighted. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (39251)Tesinas Psicología (459)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
