Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorKazanowski, Denise Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-03T06:00:22Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29350pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é contribuir com a ampliação do ensino de geometria nas séries iniciais, em especial no município de Minas do Leão, bem como fomentar a discussão sobre o tema. Para tanto organizei um Grupo de Estudos formado por 21 professoras, todas envolvidas com as séries iniciais do município. Neste Grupo desenvolvemos atividades de natureza geométrica, dirigidas às séries iniciais, estudamos, analisamos e discutimos as orientações contidas nos PCN, buscando um suporte teórico para o desenvolvimento da geometria nas séries iniciais com maior qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, as fontes de dados são os relatórios dos 11 encontros, filmagem de alguns encontros e entrevistas com as professoras envolvidas no Grupo, além de observações do cotidiano escolar. Relaciono as atividades do Grupo de Estudos com os ambientes de aprendizagem descritos por Skovsmose (2008), destacando e exemplificando a movimentação entre os diferentes ambientes. Mesmo sem terem sido uma escolha prévia, estes ambientes se fizeram presentes ao longo dos encontros do Grupo. Também comento sobre o alcance das atividades do Grupo a partir de observações e entrevistas realizadas com as professoras. Considero que, após a vivência no Grupo de Estudos, as professoras modificaram sua percepção sobre a geometria nas séries iniciais, incluindo e ampliando atividades de natureza geométrica em suas aulas, dando início a um processo de atualização curricular. Acrescentei a esta dissertação um apêndice, no qual disponibilizo todas as atividades desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to contribute with the broadening of geometry education in the initial grades, especially in the city of Minas do Leão, as well as foster the discussion on the theme. Therefore I organized a Study Group with 21 teachers, all involved with the initial grades of the city. In this Group we developed geometric activities, directed to these grades. We also studied, analyzed, and discussed the PCN guidelines, looking for a theoretical support that may help develop the study of geometry in the initial grades with bigger quality. The research was qualitative in nature; its information sources were constituted by the reports of 11 meetings, filming of some of these meetings, and interviews with the teachers of the Group, besides some day-to-day school observation. Here, I relate the activities of the Study Group to Skovsmose’s learning environments (2008), highlighting and exemplifying the transit between different environments; even without having been a previous option, these environments became present throughout the Group meetings. I also comment on the range of the Group activities based on observation and interviews carried out with the teachers. I consider that after the experience in the Study Group the teachers have changed their perception on geometry education in the initial grades, including and extending geometric activities in their classes, starting a curricular update. I added to this dissertation an appendix, in which I provide the activities developed within the Study Group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometry in the initial seriesen
dc.subjectGeometria : Ensino de primeiro graupt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectStudy groupen
dc.subjectMatemática : Séries iniciaispt_BR
dc.subjectLearning environmentsen
dc.subjectMinas do Leão (RS)pt_BR
dc.titleEnsino de geometria nas séries iniciais em Minas do Leão : algumas reflexõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776215pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples