Show simple item record

dc.contributor.authorPolonia, Eunicept_BR
dc.contributor.authorCosta, Patrícia da Silva Campelopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:48Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29338pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the aim of investigating how reading occurs on digital environment when texts in a foreign language are written and shared among students who use a collaborative text editor. Focusing on the notion of community of practice, we can observe that the presence of a reader/colleague acting as interlocutor can have an influence on the process of writing by learners on digital environment, since reading is a vital step through the process of sharing textual productions. This way, we present data which reflects interactions among foreign language students, in electronic means, who act as readers and authors of texts produced in the collaborative text editor. Through the exam of these interactions, we can perceive there was a mutual feedback among students, who had the roles of reviewers and readers, building a meaningful learning on digital environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEditor de textopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDigital environmenten
dc.subjectCollaborative text editoren
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleO processo de leitura compartilhada em ambiente digitalpt_BR
dc.title.alternativeThe process of shared reading on digital environment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000762512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record