O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
dc.contributor.author | Polonia, Eunice | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Patrícia da Silva Campelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29338 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research has the aim of investigating how reading occurs on digital environment when texts in a foreign language are written and shared among students who use a collaborative text editor. Focusing on the notion of community of practice, we can observe that the presence of a reader/colleague acting as interlocutor can have an influence on the process of writing by learners on digital environment, since reading is a vital step through the process of sharing textual productions. This way, we present data which reflects interactions among foreign language students, in electronic means, who act as readers and authors of texts produced in the collaborative text editor. Through the exam of these interactions, we can perceive there was a mutual feedback among students, who had the roles of reviewers and readers, building a meaningful learning on digital environment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Editor de texto | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Digital environment | en |
dc.subject | Collaborative text editor | en |
dc.subject | Ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | O processo de leitura compartilhada em ambiente digital | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of shared reading on digital environment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000762512 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)