Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Caleb Fariapt_BR
dc.contributor.authorMalhão, Rafael da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29310pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está localizada em algum ponto entre uma antropologia da arte e uma antropologia das técnicas e tecnologias, visando dar conta das relações que se estabelecem entre as produções tecnológicas e as produções artísticas. Para isso buscou-se por meio da análise de uma (das possíveis) história da música eletrônica de pista, bem como, a prática dos DJs e produtores (principalmente de house music e techno), entender qual o papel das tecnologias tanto na estética deste tipo de música, assim como, os tipos de movimentos sociais e processos de subjetivação influenciados por estas conexões tecnológicas. A questão que orientou o desenvolvimento da pesquisa foi localizar, por meio das práticas, a existência de uma igualdade de engajamento entre homens e máquinas no processo de produção artístico, e, por conseqüência, novas formas de subjetivação.pt_BR
dc.description.abstractCette recherche se situe quelque part entre l'anthropologie de l’art et l'anthropologie des techniques et technologies de pointe pour faire face à des relations établies entre la technologie de production et les productions artistiques. Pour ce faire, nous avons cherché à travers une analyse (possible) de l'histoire de la musique électronique de danse, ainsi que la pratique des DJs et des producteurs (surtout de la musique techno et house), comprendre le rôle de la technologie dans les deux l'esthétique de cette type de musique, ainsi que les types de mouvements sociaux et les processus subjectifs influencés par ces liens technologiques. La question qui a guidé le développement de la recherche était de trouver, par la pratique, l'existence d'un engagement égal entre hommes et machines dans le processus de production artistique et, par conséquent, de nouvelles formes de subjectivité.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia da artept_BR
dc.subjectDJfr
dc.subjectAntropologia da tecnologiapt_BR
dc.subjectMusique électronique de dansefr
dc.subjectDe la technologiefr
dc.subjectMúsica eletrônicapt_BR
dc.subjectLes techniquesfr
dc.titleObjetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples