Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCardoso, Franciane Canêzpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Niura Aparecida Legramantept_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T06:56:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2526-2963pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293004pt_BR
dc.description.abstractO artigo constitui parte de uma pesquisa de doutorado que pretende analisar a trajetória de cinco salas particulares de exposições atuantes na década de 1880 no Rio de Janeiro: Salão De Wilde, Glace Élégante, Casa Vieitas, Galeria Moncada e o estúdio de Insley Pacheco. Com base nos dados coletados até então, em textos publicados entre 1880 e 1889, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e que citam os espaços do circuito privado, objetiva-se analisar as características que compunham a imagem do artista, a experiência estética, a concepção de arte e a estrutura institucional vigentes durante o recorte temporal e geográfico da investigação. Amparado nas pesquisas de Larry Shiner, em que o filósofo defende uma possível organização sistêmica da arte em diferentes períodos históricos e na contribuição da autora Bruna Fetter, que discute a importância da organização institucional de cada época, este estudo apura as atividades artísticas e as relações entre os agentes do circuito privado do período e busca demonstrar que a década em questão constituiu uma fase de transição do sistema acadêmico para o moderno.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a piece of doctoral research that aims to analyze the historical course of five private exhibition halls active in the 1880s in Rio de Janeiro: Salão De Wilde, Glace Élégante, Casa Vieitas, Galeria Moncada, and The Insley Pacheco's Studio. Based on the data collected until then in texts published between 1880 and 1889, this material is available on the Digital Periodical Archive of the National Library and mentions the spaces of the private circuit. Therefore, the objective is to analyze the characteristics that constituted the artist's image, the aesthetic experience, the conception of art, and the institutional structure prevailing during the temporal and geographic scope of the investigation. Supported by Larry Shiner’s research, in which the philosopher defends a possible systemic organization of art in different historical periods, along with the author’s contribution, Bruna Fetter, who discusses the importance of institutional organization in each era; this study examines artistic activities and relationships among private circuit agents of the period and seeks to demonstrate that the decade in question constituted a transition phase from the academic system to the modern one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofModos : Revista de História da Arte. São Paulo : 2024. Vol. 8, n.1 (jan. 2024), p. 106-138pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt systemen
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subject19th Centuryen
dc.subjectSéculo dezenovept_BR
dc.subjectAcadêmicopt_BR
dc.subjectPrivate roomsen
dc.subjectModernopt_BR
dc.subjectAcademic systemen
dc.subjectModern systemen
dc.titleO circuito particular de exposições de arte no Rio de Janeiro na década de 1880 : uma fase de transição do sistema de arte acadêmico para o modernopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001242270pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem