Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.contributor.authorBello, Isabella Smaniottopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T06:58:54Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292690pt_BR
dc.description.abstractEste estudo focaliza o aprimoramento do aplicativo mobile iniciado no projeto existente “Muiraquitã Braille” que introduz ao sistema Braille os professores videntes atuantes no contexto do ensino público, visando melhorar o acesso à educação inclusiva. A metodologia foi baseada na Design Thinking, composta por cinco estágios interativos e não lineares, destacada por suas soluções para problemas complexos, como a falta de habilidade em Braille de professores com alunos com deficiência visual, e por sua ampla aceitação acadêmica e em instituições de renome. Foram analisados funcionalidades e desempenhos de aplicativos existentes, bem como a identificação de elementos de design que estimulam interesse do público-alvo e melhorias no aplicativo, tornando-o mais acessível e eficaz. Conclui-se que o aplicativo desenvolvido com base nesta metodologia pode contribuir para o ensino Braille, auxiliando professores a adquirir habilidades necessárias para melhor atender alunos com deficiência visual, promovendo inclusão e igualdade educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on enhancing the mobile application initiated in the existing project "Muiraquitã Braille," which introduces sighted teachers in the context of public education to the Braille system, aiming to improve access to inclusive education. The methodology was based on Design Thinking, consisting of five interactive and non-linear stages, highlighted for its solutions to complex problems, such as the lack of Braille skills among teachers with visually impaired students, and for its broad academic acceptance and recognition in reputable institutions. Functionalities and performances of existing applications were analyzed, along with the identification of design elements that stimulate the interest of the target audience and improvements in the application, making it more accessible and effective. It is concluded that the application developed based on this methodology can contribute to Braille education, helping teachers acquire the necessary skills to better serve visually impaired students, promoting inclusion and educational equality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrailleen
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectSistema Braillept_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectUser experienceen
dc.titleEmpoderando professores : projeto de aplicativo móvel para auxiliar o acesso ao sistema braille no ensino públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001258491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples