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dc.contributor.advisorCopé, Silvia Moehleckept_BR
dc.contributor.authorSchmitt, Rana Gabriele Lopespt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T06:38:49Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292302pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é pensar possibilidades de colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as comunidades indígenas Guarani, para a promoção de direitos e políticas públicas, utilizando como estratégia de ação uma oficina de educação patrimonial realizada no Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia da UFRGS (MUAE). O público-alvo da atividade foram estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Anhetenguá, da comunidade indígena Mbya Guarani Tekoá Anhetenguá, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. A partir da perspectiva da arqueologia colaborativa, a pesquisa propõe pensar de que forma os conhecimentos arqueológicos podem contribuir para as reivindicações das comunidades indígenas, levando em consideração demandas políticas e territoriais. A oficina busca apresentar a arqueologia Guarani e sua relação com as disputas contemporâneas por território, discutindo questões como a demarcação de terras e o licenciamento ambiental, a partir de sítios arqueológicos de tradição Guarani encontrados no entorno do lago Guaíba. Para refletir sobre o trabalho do arqueólogo e a valorização do patrimônio arqueológico, foram utilizados artefatos da tradição Guarani, salvaguardados no acervo do Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia (MUAE) e do Laboratório de Arqueologia e Etnologia (LAE) da UFRGS. A pesquisa foi construída com base nos princípios da arqueologia pública e da educação patrimonial, buscando a extroversão do conhecimento arqueológico, bem como a apropriação, valorização e preservação do patrimônio arqueológico indígena. Além disso, busca ampliar as experiências educativas e a construção do conhecimento de forma colaborativa, na tentativa de promover algum retorno para as comunidades indígenas em relação às suas demandas por visibilidade, direitos e políticas públicas.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es considerar posibilidades de colaboración entre la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) y las comunidades indígenas guaraníes, para la promoción de derechos y políticas públicas, utilizando como estrategia de acción un taller de educación patrimonial realizado en la Museo Universitario de Arqueología y Etnología de la UFRGS (MUAE). El público objetivo de la actividad fueron estudiantes de la Escuela Secundaria Indígena del Estado de Anhetenguá, de la comunidad indígena Mbya Guarani Tekoá Anhetenguá, ubicada en la ciudad de Porto Alegre/RS. Desde la perspectiva de la arqueología colaborativa, la investigación propone pensar cómo el conocimiento arqueológico puede contribuir a las demandas de las comunidades indígenas, teniendo en cuenta las demandas políticas y territoriales. El taller busca presentar la arqueología guaraní y su relación con las disputas contemporáneas por el territorio, discutiendo cuestiones como la demarcación de tierras y el licenciamiento ambiental, con base en sitios arqueológicos de tradición guaraní encontrados alrededor del lago Guaíba. Para reflexionar sobre el trabajo del arqueólogo y la valorización del patrimonio arqueológico, se utilizaron artefactos de la tradición guaraní, salvaguardados en el acervo del Museo Universitario de Arqueología y Etnología (MUAE) y del Laboratorio de Arqueología y Etnología (LAE) de la UFRGS. La investigación se construyó con base en los principios de la arqueología pública y la educación patrimonial, buscando la extroversión del conocimiento arqueológico, así como la apropiación, valoración y preservación del patrimonio arqueológico indígena. Además, busca ampliar las experiencias educativas y la construcción de conocimientos de manera colaborativa, en el intento de promover algún retorno para las comunidades indígenas en relación a sus demandas de visibilidad, derechos y políticas públicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArqueología colaborativaes
dc.subjectPatrimônio arqueológicopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectArqueología públicaes
dc.subjectEnseñar historia indígenaes
dc.subjectArtefato arqueológicopt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.titleArqueologia e territorialidade indígena em diálogo : uma oficina de educação patrimonial sobre a promoção de direitos e políticas públicas a partir de estudos arqueológicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Sarah Calvi Amaralpt_BR
dc.identifier.nrb001257849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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