Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.contributor.authorLaranjeira, Simonept_BR
dc.date.accessioned2025-04-26T06:55:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290865pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer se, de fato, um PEP é capaz de promover mudanças no conhecimento do corpo e na autopercepção da postura de crianças indígenas em fase escolar. Metodologia: O estudo contou com a participação de 9 crianças indígenas com idade média de 8 anos. O PEP foi composto por quatro encontros de cerca de duas horas cada, nos quais foram realizadas uma avaliação inicial, aulas teórico-práticas de educação postural e uma avaliação final. As respostas do questionário Self-bodpos, obtidas no início e no final dos encontros foram tabuladas no software SPSS 22.0 e interpretadas a partir de estatística descritiva utilizado o teste de Wilcoxon em tabelas de frequências, sendo o nível de significância considerado α≤0.05. E a análise das informações verbais coletadas no grupo focal aconteceu utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: indicaram que houve diferenças estatisticamente significativas em quatro dos sete itens avaliados pelo questionário Self-bodpos, além de resultados positivos no questionário sobre conhecimentos teóricos e na coleta de informações do grupo focal. Conclusão: o PEP foi eficaz na promoção de mudanças no conhecimento do corpo e na autopercepção da postura das crianças indígenas em fase escolar.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To know if a posture education program (PEP) can promote changes in the knowledge of the body and in the self-perception of posture of indigenous children in school phase. Methodology: Nine indigenous children with an average age of 8 years-old participated in the study. The PEP was composed of four meetings with an average of two hours each. An initial posture evaluation was performed during the meetings, followed by theoretical-practical classes and by a final evaluation. The answers to the Self-bodpos questionnaire, collected in the beginning and in the end of the meetings, were inputted into the SPSS 22.0 software and interpreted through descriptive statistics with the use of the Wilcoxon test, the significance level considered α≤0.05. The analysis of the focus group’s verbal information was made with the use of content analysis method. Results: The results indicate that significant body self-perception changes occurred in four of the seven participants evaluated with the Self-bodpos questionnaire. Besides, the results of the questionnaire on theoretical knowledge and of the collection of information of the focus group were positive. Conclusion: The PEP was effective in promoting changes in the body knowledge and in the self-perception of posture of the indigenous children in school phase.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPostureen
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectIndigenousen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titlePrograma de educação postural para crianças indígenas em fase escolar : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Marcelle Guimarãespt_BR
dc.identifier.nrb001171100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem