Show simple item record

dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorPrá, Ingrid Muguerzapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:18:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290608pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como objetivo demonstrar como as representações sociais influenciam a construção de identidade profissional das bibliotecárias, a partir da personagem Kaisa, presente no seriado animado e no longa-metragem Hilda. O estudo investiga como a profissão de bibliotecária é representada na obra em questão. É feito levantamento bibliográfico sobre o perfil esperado das profissionais da Biblioteconomia, representações e construção de identidade profissional, coleta de dados empíricos assistindo à obra Hilda, com seleção dos episódios para o objeto de estudo Kaisa, e análise de personagem, com base em critérios de construção de enredo e narrativa, características de desenvolvimento de personagem, angulações e música tema. Trata-se de pesquisa de natureza básica com objetivo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que Kaisa atende às características esperadas da bibliotecária, e apresenta as relações necessárias para desenvolvimento da narrativa e do enredo, com relações de causa e consequência; de conflitos e partes de enredo (complicação, clímax e desfecho); traços físicos, sociais, ideológicos e morais determinados. Conclui-se que as narrativas cinematográficas auxiliam para construção de uma identidade profissional, frequentemente estereotipada, e que a comunicação da profissão em personagens como Kaisa, podem incentivar a reconstruir a imagem profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate how social representations influence the construction of professional identity of librarians, based on the character Kaisa, presented in the animated series and animated movie, Hilda. The study investigates how the librarian's profession is represented in the animated work in question. A bibliographical research was made on the expected profile of Librarianship professionals, representation and construction of professional identity, empirical data collection, with the selection of episodes which Kaisa has a role,and character analysis are made, based on plot and narrative construction, character development characteristics, angles and theme song, being a basic research, with descriptive and exploratory objectives, with qualitative approach. The results demonstrate that Kaisa presents the expected characteristics of the librarian and the necessary material for narrative development, with cause and consequences; conflicts and plot (complication, climax and outcome); determined physical, social, ideological and moral traits. Its conclusion is that movies and series influence people to build a professional identity, often stereotyped, and that the communication of the profession in characters like Kaisa, who attends the expected profile of a librarian, can encourage the reconstruction of a professional image. The research contains information directly from the author of Hilda and design studies while creating the librarian Kaisa.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional identity - librarianen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectCharacters analysis - Kaisaen
dc.subjectSérie de televisãopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectLibrarian’s profileen
dc.subjectSocial representation - librarianen
dc.subjectProfessional abilityen
dc.subjectCartoonen
dc.subjectHildafolken
dc.titlePergunte à Kaisa : um estudo sobre a representação da bibliotecária no seriado animado Hildapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001244255pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomia: Ensino a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record