Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanini, Moisespt_BR
dc.contributor.authorGumucio, Laura Oportopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T06:57:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290477pt_BR
dc.description.abstractOs sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso às informações. Foram escolhidas 11 universidades federais da região sul do Brasil por amostra de conveniência, sendo uma pesquisa qualitativa onde foi utilizado o método descritivo e interpretativo com o auxílio da etnografia virtual para construção dos dados. Ao longo da pesquisa, percebeu-se uma dificuldade em encontrar informações sobre suporte à saúde mental e informações completas sobre os serviços estudados. Durante o estudo houve o questionamento sobre a necessidade de pensar a saúde mental discente além do viés biomédico centralizado em dificuldades cognitivas e/ou possíveis adoecimentos no meio acadêmico. Existe uma urgência de criar propostas de prevenção e promoção à saúde mental universitária ampliando os campos de atuação do psicólogo escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe institutional websites of universities are important tools for students to access information regarding the institution. It is expected that the information distributed on the sites is easily accessible and contains complete information. Care for students' mental health is considered a very important subject, but little explored and/or invested. This study aims to problematize and discuss the student mental health services found through the information presented on the institutional websites of universities and to evaluate the ease of access to information. Eleven federal universities in the southern region of Brazil were chosen by convenience sample, being a qualitative research where the descriptive and interpretive method was used with the help of virtual ethnography for data construction. Throughout the research, it was noticed a difficulty in finding information about mental health support and complete information about the services studied. During the study, there was a question about the need to think about student mental health beyond the biomedical bias centered on cognitive difficulties and/or possible illnesses in the academic environment. There is an urgent need to create proposals for prevention and promotion of university mental health, expanding the fields of action of school psychologists.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectHigher education institutionsen
dc.subjectSchool psychologyen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSites institucionaispt_BR
dc.titleServiços e programas de saúde mental discente : acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples