Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPapi, Luciana Pazinipt_BR
dc.contributor.authorSeibt, Mauren Vitória Prudênciopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T06:56:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290398pt_BR
dc.description.abstractEthos público é um conceito que vem sendo tratado em âmbito nacional, juntamente da ascensão da teoria neoweberiana como modelo de reforma do Estado. O ethos, busca revitalizar e fortalecer os valores do serviço público, conciliando o fortalecimento do Estado com a modernização da gestão pública. Com origem nos trabalhos de Max Weber, atualmente podemos compreendê-lo como a orientação do gestor em relação aos valores que norteiam sua ação e prática pública. Ele pode seguir diferentes vertentes teóricas, que trarão diferentes consequências ao tipo de Estado e administração pública em sua relação com a democracia. As principais vertentes teóricas que orientam os estudos sobre ethos público, são a weberiana, a New Public Management (NPM), a New Public Governance (NPG) e o New Weberian State (NWS). Cada uma dessas vertentes possui um ethos (público) distinto, com base em suas características, e que pode ser considerado como público ou não. O trabalho identificou as características de ethos presente nos burocratas de médio escalão das Secretarias de Assistência Social e das Secretarias de Meio Ambiente da região metropolitana de Porto Alegre, tipificando-os para visualizar sua consonância ou não com características de ethos público relacionados com as teorias de modelo de Estado neoweberiano. Para isso, foi realizado um estudo de caso com aplicação de questionário estruturados com burocratas de médio escalão das secretarias acima, utilizando uma base de investigação hipotético-dedutiva, com pesquisa de caráter quantitativa e exploratória. A categoria de análise foi a tipificação do ethos (público) e as características a serem analisadas são os tipos de ethos e seus valores, sendo eles: ethos público weberiano, ethos gerencialista, ethos público comunitário e ethos público neoweberiano. Como resultados obtivemos o ethos público comunitário da NPG como determinante na amostra, seguido pelo ethos público neoweberiano, ethos público weberiano e ethos gerencialista em último lugar. Dessa forma, há uma diversidade de ethos em uso simultaneamente nas secretarias analisadas, o que pode indicar uma forma de neoweberianismo incompleto no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractPublic ethos is a concept increasingly discussed at the national level, particularly in conjunction with the rise of neo-Weberian theory as a model for state reform. The ethos aims to revitalize and strengthen public service values, reconciling state empowerment with the modernization of public management. Originating from Max Weber’s work, it is now understood as the orientation of managers toward the values that guide their public actions and practices. This orientation may align with different theoretical strands, each resulting in various impacts on the type of state and public administration, and their relationship with democracy. The primary theoretical strands that guide studies on public ethos include Max Weber theory, New Public Management (NPM), New Public Governance (NPG), and the New Weberian State (NWS). Each of these strands has a distinct public ethos based on its characteristics, which can be classified as public or not. This study identified the ethos characteristics present among mid-level bureaucrats in the Social Assistance Secretariats and Environmental Secretariats in the metropolitan region of Porto Alegre, categorizing them to assess their alignment with public ethos characteristics related to New Weberian State models. A case study was conducted using structured questionnaires administered to mid-level bureaucrats from the aforementioned secretariats, employing a hypotheticaldeductive research approach, with a quantitative and exploratory research design. The analysis focused on the typification of public ethos and the characteristics analyzed included various types of ethos and their values: Weberian public ethos, managerialist ethos, community public ethos, and New Weberian State public ethos. The results indicated that the community public ethos of the NPG was predominant in the sample, followed by the New Weberian State public ethos, Weberian public ethos, and lastly, managerialist ethos. These findings suggest a diversity of ethos in simultaneous use within the analyzed secretariats, potentially indicating an incomplete form of New Weberian State in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração pública municipalpt_BR
dc.subjectPublic Ethosen
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectWeberianismen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectNew public managementen
dc.subjectNew Weberian stateen
dc.subjectCapacidades estataispt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.titleEthos (público) dos burocratas de médio escalão das Secretarias de Assistência Social e do Meio ambiente da região metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001244432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministração: Formação em Administração Pública e Socialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples