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dc.contributor.advisorDallegrave, Danielapt_BR
dc.contributor.authorVesolosquzki, Veridianept_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T06:55:52Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289524pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relato de experiência sobre os desafios encontrados de acesso e permanência na Universidade pública, com base na trajetória de uma estudante indígena no curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio de uma abordagem que combina vivência pessoal e referencial teórico, o relato aborda questões como barreiras linguísticas, culturais e estruturais, bem como o impacto das políticas de ações afirmativas no ingresso e na permanência desses estudantes. O relato destaca as dificuldades enfrentadas no ambiente acadêmico, como a adaptação a métodos de ensino de diferentes sociedades, e as disparadas na formação pré-universitária e os desafios relacionados à maternidade e à conciliação de responsabilidades acadêmicas e familiares. Também aborda questões como, racismo, diferenças na organização estrutural entre sociedade acadêmica e indígena, e a necessidade de políticas inclusivas dos povos originários. Por fim, o trabalho ressalta a importância de ampliar e fortalecer as políticas de ações afirmativas e permanência, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo, que valorize os saberes indígenas e contribua para o desenvolvimento acadêmico e cultural dos estudantes indígenas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an experiential report on the challenges faced in accessing and remaining in a public university, based on the journey of an indigenous student in the nursing course at the Federal Universityof Rio Grande do Sul. Through an approach that combines personal experience and theoretical references, the report addresses issues such as linguistic, cultural, and structural barriers, as well as the impact of affirmative action policies on the admission and retention of these students. The report highlights the difficulties faced in the academic environment, such as adapting to teaching methods from different societies, disparities in pre-university education, and challenges related to motherhood and balancing academic and family responsibilities. It also addresses issues such as racism, differences in structural organization between academic and indigenous societies, and the need for inclusive policies for indigenous peoples. Finally, the paper emphasizes the importance of expanding and strengthening affirmative action and retention policies, promoting a more inclusive academic environment that values indigenous knowledge and contributes to the academic and cultural development of indigenous students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous peoplesen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectUniversitiesen
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectDireitos culturaispt_BR
dc.subjectCultural rightsen
dc.subjectRacismo sistêmicopt_BR
dc.subjectSystemic racismen
dc.titleDesafios de acesso e permanência de estudantes indígenas na universidade : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241553pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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