Show simple item record

dc.contributor.authorMourão, Cláudio Henrique Nunespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T06:42:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1517-7238pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289151pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho –recorte de pesquisa sobre a forma como os surdos vêm construindo a Literatura Surda -tem como objetivo analisar produções de histórias feitas por surdos, identificando recursos de construção e verificando como contribuem para a expressão da cultura surda, assim como analisar entrevistas com os produtores das histórias. A base teórica foi buscada nos Estudos Surdos, em autores como Karnopp (2010), Quadros e Sutton-Spence (2006), Silveira (2006), Strobel (2008), Wilcox (2005). O material empírico veio de atividades desenvolvidas por alunos de Licenciatura em Letras-Libras, EAD, da UFSC, no pólo da UFSM (2006), realizadas na disciplina Literatura Surda. As produções aqui analisadas foram adaptações de histórias, que incluíram personagens surdos e situações novas, assim como uma tradução. As entrevistas mostram um esforço de produção e estratégias variadas, junto com interesse na cultura surda e na educação dos surdos. Conclui-se que, naquele espaço e tempo, ocorreram momentos importantesde aprendizagem e experiência de formas discursivas literárias, em que os surdos puderam expressar seus discursos e seus valores, enriquecendo a Literatura Surda.pt_BR
dc.description.abstractThe present work -a research section on the way in which deaf people have been constructing Deaf Literature -aims to analyze productions of stories made by deaf people, identifying construction resources, and verifying how they contribute to the expression of deaf culture, as well as analyzing interviews with the producers of the stories. The theoretical basis was sought in Deaf Studies, in authors such as Karnopp (2010), Quadros and Sutton-Spence (2006), Silveira (2006), Strobel (2008), Wilcox (2005). The empirical material came from activities developed by students of the Degree in Literature-Libras, EAD, at UFSC, at the UFSM center (2006), carried out in the Deaf Literature discipline. The productions analyzed here were adaptations of stories, which included deaf characters and new situations, as well as a translation. The interviews show a production effort and varied strategies, along with an interest in deaf culture and deaf education. It is concluded that, in that space and time, there were important moments of learning and experience of literary discursive forms, in which deaf people were able to express their speeches and values, enriching Deaf Literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLínguas & letras. Cascavel, PR. Vol. 25, n. 58 (2024), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectSign languageen
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectDeaf literatureen
dc.titleLiteratura surda : adaptação e tradução da produção cultural surda em língua de sinaispt_BR
dc.title.alternativeDeaf literature : daptation and translation of deaf cultural production into Sign languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record