Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOthero, Gabriel de Ávilapt_BR
dc.contributor.authorFolharini, Larissapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T06:42:20Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0102-5767pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289134pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresentamos nosso ponto de vista sobre a potencial inserção da Linguística Formal no ambiente escolar brasileiro. Começamos mencionando algumas propostas já existentes na interface Linguística Formal –Ensino de Língua e as diferenciamos da nossa. As propostas existentes situam-se na interface Linguística Formal –Ensino de Língua Portuguesa, apresentando atividades para o ensino da língua portuguesa nas escolas, alicerçadas em princípios advindos dos estudos em Gramática Formal. Nossa proposta, complementar mas distinta das dos colegas, advoga pela inserção da Linguística como tópico presente nas disciplinas de Ciências no currículo escolar. Para sustentar essa ideia, analisamos trechos da BNCC de Ciências e mostramos algumas conexões possíveis que podem ser estabelecidas pelo professor de Ciências e de Língua Portuguesa, de modo que ambos possam se valer de princípios e métodos caros à Linguística Formal no planejamento de atividades transdisciplinares em conjunto. Ao final do texto, propomostópicos de atividades (com análises linguísticas) que –pensamos –poderiam estar presentes em projetos transdisciplinares envolvendo as disciplinas de Ciências e de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we present our viewpoint on the potential integration of Formal Linguistics into the Brazilian school environment. We start by mentioning some existing proposals at the interface of Formal Linguistics and Language Teaching and differentiate them from ours. The existing proposals are situated at the interface of Formal Linguistics and Portuguese Language Teaching by presenting activities for teaching Portuguese in schools, based on principles derived from studies in Formal Grammar. Our proposal, complementary but distinct from those of our colleagues, advocates for the inclusion of Linguistics as a topic within Science subjects in the school curriculum. To support this idea we analyze excerpts from the BNCC (National Common Curricular Base) of Sciences and show some possible connections that can be established by Science and Portuguese Language teachers, so that both can use principles and methods from Formal Linguistics in the planning of joint transdisciplinary activities. At the end of the text, we propose activity topics (with linguistic analyses) that –we believe –could be included in transdisciplinary projects involving the disciplines of Sciences and Portuguese.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de estudos lingüísticos. Campinas, SP. Vol. 66 (2024), e024019, p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectFormal linguisticsen
dc.subjectPortuguese teachingen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleLinguística como ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeLinguistics as science teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243728pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples