Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPupp Spinassé, Karenpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-26T06:41:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1414-1906pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288965pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca refletir sobre a interculturalidade, elemento tão presente nas aulas de língua atualmente, a partir de uma perspectiva decolonial. O objetivo é contribuir para as discussões a respeito de uma postura decolonial no ensino de línguas–no nosso caso, na aula de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) no Brasil –, trazendo reflexões sobre o papel do professor nesse processo. A partir de minhas reflexões e observações enquanto professora-pesquisadora e formadora de professores, procuro abordar como uma postura decolonial por parte do professor pode levar à desconstrução de padrões pré-existentes e, consequentemente, a um aprendizado mais próximo da realidade do aluno. Para tanto, além de revisitar e discutir conceitos basais para as reflexões aqui postas, procuro trazer exemplos práticos com os quais o professor se defronta em sala de aula, especialmente advindos de livros didáticos. Como o professor nem sempre está consciente de que pode –e deve –constituir resistência e oposição apostulações coloniais arraigadas em nossa sociedade, bem como ser ferramenta e incentivo para um mundo diferente, busco trazer algumas noções do pensamento decolonial, a fim de incentivar esse novo olhar para o aprendizado e uma nova postura frente ao mundo globalizado e intercultural em que vivemos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses interculturality, an element that is so present in language classes today, from a decolonial perspective. The aim is to contribute to discussions about a decolonial stance in language teaching –in our case, in German as a Foreign Language classes (DaF) inBrazil –by reflecting on the role of the teacher in this process. Based on my reflections and observations as a researcher-teacher and teacher trainer, I try to address how a decolonial stance on the part of the teacher can lead to the deconstruction of pre-existing patterns and, consequently, to a learner-centered learning, closer to the student's reality. To this end, as well as revisiting and discussing basic concepts for the reflections presented here, I bring practical examples that teachers face in the classroom, especially from textbooks. Since teachers are not always aware that they can –and should –constitute resistance and opposition to colonial postulations that are ingrained in our society, as well as being a tool and incentive for a different world, I discuss some notions of decolonial thinking in order to encourage this new look at learning and a new attitude towards the globalized and intercultural world in which we live.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPandaemonium germanicum : revista de estudos germanísticos. São Paulo, SP. Vol. 27, n. 53 (set./dez. 2024), p. 270-294pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (alemão)pt_BR
dc.subjectTeacher's tasksen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDaFen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectCriticalityen
dc.titleA interculturalidade na aula de DaF sob uma perspectiva decolonialpt_BR
dc.title.alternativeInterculturality in the DaF classroom from a decolonial perspective en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243475pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples