Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSena, Priscila Machado Borgespt_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Jael Rosânelapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T06:19:57Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288475pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisou o comportamento informacional de estudantes do ensino médio na busca de informações na internet, com ênfase na relevância dos profissionais da Biblioteconomia no ambiente escolar. Desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, o trabalho utilizou abordagem qualitativa e metodologia exploratória com estudo de caso. Aplicaram-se questionários para avaliar os mecanismos de busca empregados, a eficácia na seleção de fontes e as competências informacionais dos alunos. Os resultados evidenciam que a maioria dos estudantes utilizam buscadores como Google e ferramentas de inteligência artificial, mas enfrentam dificuldades para identificar informações confiáveis. Observou-se baixa frequência no uso da biblioteca escolar e nos pedidos de auxílio a bibliotecários, demonstrando a lacuna na orientação de pesquisa acadêmica. Essa carência reflete-se em hábitos inadequados, como o uso superficial de resultados online e a falta de critérios para avaliação de fontes. O estudo destacou a necessidade de mediação pedagógica por bibliotecários nas escolas, com foco no desenvolvimento de competências informacionais, promovendo o letramento digital e a consciência crítica dos estudantes. Além disso, reforçou-se a importância da integração entre biblioteconomia e educação no apoio às práticas de pesquisa escolar. Concluiu-se que as limitações no processo de busca e uso da informação impactam diretamente na formação acadêmica e cidadã dos estudantes. O trabalho sugere a implementação de programas educativos voltados ao uso ético e eficiente da informação, visando preparar os alunos para demandas acadêmicas e profissionais futuras.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzed the information behavior of high school students when searching for information on the Internet, with an emphasis on the relevance of library professionals in the school environment. Developed at the Gomes Jardim State Institute of Education, the work used a qualitative approach and exploratory methodology with a case study. Questionnaires were applied to evaluate the search engines used, the effectiveness in selecting sources, and the information skills of students. The results show that most students use search engines such as Google and artificial intelligence tools, but face difficulties in identifying reliable information. The frequency of use of the school library and requests for assistance from librarians was low, demonstrating the gap in academic research guidance. This lack is reflected in inappropriate habits, such as the superficial use of online results and the lack of criteria for evaluating sources. The study highlighted the need for pedagogical mediation by librarians in schools, with a focus on developing information skills, promoting digital literacy and critical awareness among students. Furthermore, the importance of integration between librarianship and education in supporting school research practices was reinforced. It was concluded that limitations in the process of searching for and using information directly impact the academic and civic development of students. The work suggests the implementation of educational programs focused on the ethical and efficient use of information, aiming to prepare students for future academic and professional demands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectInformation behavioren
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInformation searchen
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectSchool researchen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectLibrarianshipen
dc.titleAnálise de busca da informação na internet por estudantes de ensino médio : a importância de profissionais da Biblioteconomia nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples