Show simple item record

dc.contributor.authorDiniz, Vagner Schillreffpt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T06:52:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287489pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo são apresentados os resultados da busca e análise dos artigos, teses e dissertações publicados em Periódicos Acadêmico-Científicos e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que tratam da construção e utilização de Mundos Virtuais 3D (MV3D) no âmbito educacional, com foco no ensino de Física (EF). Através da revisão bibliográfica, norteada pelo procedimento de Revisão Sistemática da Literatura, um total de 16 trabalhos foram selecionados para a amostra. Como resultado, obteve-se um panorama da área, com a indicação das principais características dos estudos, como conteúdos e plataformas utilizadas no desenvolvimento de MV3D, bem como contribuições e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de Física. Dentre elas, destaca-se o uso adequado dos recursos da tecnologia tridimensional, reproduzindo com qualidade os ambientes reais em um mundo virtual, possibilitando a associação com a realidade do estudante em uma perspectiva motivacional.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the results of the search and analysis of articles, theses and dissertations published in Academic-Scientific Periodicals and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations that deal with the construction and use of 3D Virtual Worlds (MV3D) in the educational field, with a focus on in Physics teaching. Through the literature review, guided by the Systematic Literature Review procedure, a total of 16 works were selected for the sample. As a result, an overview of the area was obtained, with an indication of the main characteristics of the studies, such as contents and platforms usedin the development of MV3D, as well as contributions and potentialities in the teaching and learning process of Physics. Among them, the adequate use of three-dimensional technology resources stands out, reproducing with quality the real environments in avirtual world, allowing the association with the student's reality in a motivational perspective.en
dc.description.abstractEste artículo presenta los resultados de la búsqueda y análisis de artículos, tesis y disertaciones publicados en Periódicos Académico-Científicos y enla Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones que tratan de la construcción y uso de Mundos Virtuales 3D (MV3D) en el campo educativo, con énfasis en la enseñanza de la Física. A través de la revisión bibliográfica, guiada por el procedimiento Systematic Literature Review, se seleccionaron un total de 16 obras para la muestra. Como resultado se obtuvo un panorama general del área, con indicación de las principales características de los estudios, como contenidos y plataformas utilizadas en el desarrollo de MV3D, así como aportes y potencialidades en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Física. Entre ellos se destaca el uso adecuado de recursos tecnológicos tridimensionales, reproduciendo con calidad los ambientes reales en un mundo virtual, permitiendo la asociación con la realidad del estudiante en una perspectiva motivacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2023), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectThree-dimensional virtual worlden
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSystematic review of literatureen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectAprendizaje significativoes
dc.subjectMundo virtual tridimensionales
dc.subjectRevisión sistemática de la literaturaes
dc.titleUma revisão sistemática da literatura sobre a construção e uso dos mundos virtuais 3D no ensino de Físicapt_BR
dc.title.alternativeA systematic review of the literature on the construction and use of 3D virtual worlds in Physics teaching en
dc.title.alternativeUna revisión sistemática de laliteratura sobre la construcción y el uso de mundos virtuales 3D en la enseñanza de la Física es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001241024pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record