Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Stephanie Kauana Moura Leitespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-14T06:55:17Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285162pt_BR
dc.description.abstractO TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta entre 5 a 8% das crianças em todo o mundo. Suas principais comorbidades são a desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem resultar na defasagem educacional, principalmente em atividades que exijam foco, como a leitura e a escrita. Com a criação de políticas de inclusão e cuidado integral dos alunos com TDAH por parte das redes de proteção mais próximas, o papel da escola se torna fundamental. Com isso, este projeto visou desenvolver um jogo analógico para oferecer suporte na alfabetização de crianças entre 6 e 8 anos com diagnóstico e/ou sintomas de TDAH. Foi utilizada uma metodologia combinada entre o PRODIP e o Método FCECF, que incluiu etapas de pesquisa, conceituação, prototipação e validação parcial por meio de entrevistas e questionários com especialistas. Embora os testes com o público-alvo principal não tenham sido realizados devido ao encerramento do período letivo, o jogo desenvolvido demonstrou potencial como ferramenta inclusiva e eficaz no apoio à alfabetização, promovendo estratégias pedagógicas que estimulam a consciência fonológica e o engajamento.pt_BR
dc.description.abstractADHD is a neurodevelopmental disorder that affects between 5% and 8% of children worldwide. Its main comorbidities are inattention, hyperactivity, and impulsivity, which can lead to educational delays, especially in activities that require focus, such as reading and writing. With the creation of policies aimed at inclusion and comprehensive care for students with ADHD by local protection networks, the role of schools becomes fundamental. In this context, this project aimed to develop an analog game to support the literacy process of children aged 6 to 8 with ADHD diagnosis and/or symptoms. A combined methodology was adopted, integrating the PRODIP and FCECF methods, which included research, conceptualization, prototyping, and partial validation through interviews and questionnaires with experts. Although tests with the primary target audience were not conducted due to the end of the school term, the game demonstrated potential as an inclusive and effective tool to support literacy, promoting pedagogical strategies that stimulate phonological awareness and engagement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectADHDen
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectGame designen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleJogo analógico para auxiliar na alfabetização de crianças com TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241600pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples