Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLoiola, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedo
dc.date.accessioned2025-02-12T16:29:36Z
dc.date.available2025-02-12T16:29:36Z
dc.date.issued2023-06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285121
dc.description.abstractO presente material didático digital foi desenvolvido no âmbito do curso de extensão “Trajetórias conceituais de aprendizagem com ferramentas Google”, ofertado pelo PPGIE/CINTED no ano de 2023 para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como formação docente continuada. O objetivo geral do curso foi discutir processos mentais necessários ao desenvolvimento da leitura e da aprendizagem, da prática docente e de como usar ferramentas Google para construir boas trajetórias de aprendizagem. O curso foi planejado em uma perspectiva de educação de qualidade em que o desenvolvimento da leitura e da escrita atuassem como suporte para o desenvolvimento integral do estudante. O material divide-se em três textos, os quais contemplam três aulas distintas do curso, quais sejam: Aula 1 - Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digital; Aula 2 - Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológica; Aula 3 - O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagem.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectLiteracia digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetização científico-tecnológicapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFerramentas Googlept_BR
dc.titleTrajetórias de aprendizagem conceitual com ferramentas Google: uma abordagem situada visando à literacia digital: curso de formação continuadapt_BR
dc.title.alternativeAula 1: Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digitalpt
dc.title.alternativeAula 2: Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológicapt
dc.title.alternativeAula 3: O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagempt
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Fundamental Inicialpt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.description.installationRemarksEste arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.pt_BR
dc.description.learningTypeMateriais de cursos e disciplinaspt_BR
dc.description.usageMaterial para ser utilizado na formação de pedagogos para literacia digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da alfabetização científico-tecnológica de seus pequenos estudantes em escolarização inicial.pt_BR
dc.description.version1. ed.pt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem