Mostrar el registro sencillo del ítem
Trajetórias de aprendizagem conceitual com ferramentas Google: uma abordagem situada visando à literacia digital: curso de formação continuada
dc.contributor.author | Loiola, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas | |
dc.contributor.author | Gomes, Raquel Salcedo | |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T16:29:36Z | |
dc.date.available | 2025-02-12T16:29:36Z | |
dc.date.issued | 2023-06 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/285121 | |
dc.description.abstract | O presente material didático digital foi desenvolvido no âmbito do curso de extensão “Trajetórias conceituais de aprendizagem com ferramentas Google”, ofertado pelo PPGIE/CINTED no ano de 2023 para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como formação docente continuada. O objetivo geral do curso foi discutir processos mentais necessários ao desenvolvimento da leitura e da aprendizagem, da prática docente e de como usar ferramentas Google para construir boas trajetórias de aprendizagem. O curso foi planejado em uma perspectiva de educação de qualidade em que o desenvolvimento da leitura e da escrita atuassem como suporte para o desenvolvimento integral do estudante. O material divide-se em três textos, os quais contemplam três aulas distintas do curso, quais sejam: Aula 1 - Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digital; Aula 2 - Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológica; Aula 3 - O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagem. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Literacia digital | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científico-tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas Google | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de aprendizagem conceitual com ferramentas Google: uma abordagem situada visando à literacia digital: curso de formação continuada | pt_BR |
dc.title.alternative | Aula 1: Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digital | pt |
dc.title.alternative | Aula 2: Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológica | pt |
dc.title.alternative | Aula 3: O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagem | pt |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Fundamental Inicial | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Continuada ou Extensão | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Este arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | pt_BR |
dc.description.learningType | Materiais de cursos e disciplinas | pt_BR |
dc.description.usage | Material para ser utilizado na formação de pedagogos para literacia digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da alfabetização científico-tecnológica de seus pequenos estudantes em escolarização inicial. | pt_BR |
dc.description.version | 1. ed. | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Médio | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Recursos Educacionales (414)Multidisciplinario (61)