III Perimetral : adensamento técnico, mudança na paisagem e impacto no cotidiano da zona norte de Porto Alegre
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Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Atualmente, um dos maiores problemas das metrópoles brasileiras, é a questão do trânsito. Visando amenizar este problema e melhorar o escoamento de automóveis em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, há 5 anos foi implantada a III Perimetral da capital gaúcha. Esta obra, planejada na década de 50, além da intenção de facilitar a circulação de toda a demanda de tráfego entre as zonas Norte e Sul da cidade, afetou de forma significativa a paisagem ao longo do trecho, alterando também, o cot ...
Atualmente, um dos maiores problemas das metrópoles brasileiras, é a questão do trânsito. Visando amenizar este problema e melhorar o escoamento de automóveis em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, há 5 anos foi implantada a III Perimetral da capital gaúcha. Esta obra, planejada na década de 50, além da intenção de facilitar a circulação de toda a demanda de tráfego entre as zonas Norte e Sul da cidade, afetou de forma significativa a paisagem ao longo do trecho, alterando também, o cotidiano das pessoas que moram ou trabalham na região. Como esses impactos se deram de forma diferenciada ao longo da via, decidiu-se setorizá-los conforme características próprias, para melhor entendimento desses impactos. Pelos mesmos serem numerosos e diversificados, este trabalho destaca apenas um desses setores na zona norte de Porto Alegre, cuja implantação da III Perimetral alterou totalmente sua configuração historicamente residencial, para uma área destinada ao comércio e prestação de serviços para um público de alta renda. Este processo está diretamente relacionado ao 3º período das relações entre sociedade e natureza, denominado por Santos (1999, p. 192) de meio técnicocientífico- informacional, iniciado após a Segunda Guerra Mundial e consolidado nos anos 70, que se caracteriza pela profunda interação entre a ciência e técnica, pela especialização dos lugares e a facilidade da comunicação e deslocamento, no qual o meio geográfico tende a ter mais características universais e “apagar suas características locais”. A implantação da via seria um reflexo deste processo no espaço urbano de Porto Alegre. Através de entrevistas com moradores e comerciantes da região, pretende-se aqui fazer uma análise destes últimos cinco anos posteriores à implantação da via, avaliando os impactos na vida dos principais atingidos pelas obras: alguns saudosos dos tempos em que a região tinha características predominantemente residenciais (moradores e comerciantes mais antigos) e outros encantados com as modificações que houveram no espaço e foram atraídos para região justamente por estas novas características. ...
Abstract
Today, one of the major problems faced by the Brazilian metropolitan areas is automobile traffic. In order to solve part of this problem and to improve automobile flow in Porto Alegre, the capital city of Rio Grande do Sul state, the III perimetral road of the city was implanted, five years ago. This structure, whose project was made during the fifties, helped to increase the circulation of traffic demand between the North and South sectors of the city, however, it also affected the city´s land ...
Today, one of the major problems faced by the Brazilian metropolitan areas is automobile traffic. In order to solve part of this problem and to improve automobile flow in Porto Alegre, the capital city of Rio Grande do Sul state, the III perimetral road of the city was implanted, five years ago. This structure, whose project was made during the fifties, helped to increase the circulation of traffic demand between the North and South sectors of the city, however, it also affected the city´s landscape along the road and the daily life of people who live and work around it. Since these impacts occurred differently along the extension of this road, they were sectorized according to their particularities, so the same impacts could be better understood. They were numerous and diverse, so this paperwork focused on just on sector of the city´s North sector, whose impacts changed its configuration, historically known as mainly residential, to an area destined for commerce and service provision to the high- income public. This process is related to the third period of relations between society and nature, described by Santos (1999, p. 192) as the technical-scienticalinformational, that began after World War II and consolidated during the seventies, known for the deep interaction between science and technique, for the specialization of places and ease of communication and displacements, in which the geographical space tends to have universal features and lose its local features. The implantation of this road would be a reflex of this process in the urban space of Porto Alegre. Through interviews with residents and traders in the region, it is intended here to analyze these last five years following the implementation of the road, evaluating the impacts on the lives of most affected by the works: some of the nostalgic days when the region was predominantly residential characteristics (oldest residents and merchants) and other delighted with the changes in space and there were attracted to the region precisely because of these new features. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Geografia (463)
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