Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Carolina Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:56:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1517-7238pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284906pt_BR
dc.description.abstractO humor faz parte de todas as culturas humanas e sendo assim também é um elemento importante da cultura surda, atravessando fronteiras nacionais, sociais e etárias. O presente artigo tem como objetivo explorar a importância do humor surdo na sala de aula eexpor algumas de suas características. Para isso, exemplifica-se o humor surdo através de apresentação e análise de três piadas que circulam com frequência na comunidade surda: a primeira referente a um ‘Motoqueiro Surdo’, a segunda envolvendo uma situação de ‘Granada’ e a terceira que é nomeada como ‘Policial Sinalizador’. Serão apresentadas reflexões a respeito do humor e cultura surda e serão explorados alguns exemplos que as piadas surdas nos trazem. Reafirma-se a importância das piadas surdas dentro na sala de aula, pois o humor contribui para reflexão sobre a importância em aprender a Libras, fortalecendo assim a valorização do aprendizado em Libras.pt_BR
dc.description.abstractHumor is part of all human cultures and therefore is also an important element of deaf culture, crossing national, social and age boundaries. This article aims to explore the importance of deaf humor in the classroom and expose some of its characteristics.To this end, deaf humor is exemplified through the presentation and analysis of three jokes that frequently circulate in the deaf community: the first referring to a 'Deaf Biker', the second involving a situation in 'Granada' and the third whichis named as 'Signal Policeman'. Reflections on humor and deaf culture will be presented and some examples that deaf jokes bring us will be explored. The importance of silent jokes in the classroom is reaffirmed, as humor contributes to reflection on the importance of learning Libras, thus strengthening the appreciation of learning in Libras.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLínguas & letras. Cascavel, PR. Vol. 25, n. 58 (2024), p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA importância do humor surdo na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of deaf humor in the classroom en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001240044pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples