Laboratório de quadrinhos : memórias e modos experimentais de construir narrativas
| dc.contributor.advisor | Brächer, Andréa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Carlos Vinicius Jenisch da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-02-07T06:55:56Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284885 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso deriva de uma ideia embrionária que se originou no meu estágio obrigatório em 2016, proposta que se desdobrou posteriormente nas aulas de histórias em quadrinhos que ministrei em formato de curso livre no Museu de Arte do Rio Grande do Sul em 2019, objeto de estudo que esmiúço no atual texto. Parto de definições de Scott Mccloud, Will Eisner, Rogério de Campos e Waldomiro Vergueiro para conceitualizar os quadrinhos e contextualizar estes dentro da história da arte. No curso apresentado, trago exercícios, jogos de criação e brincadeiras a partir de propostas do grupo francês OuBaPo, no qual discorro sobre ao longo do texto. E apresento os resultados: uma publicação coletiva dos alunos. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
| dc.subject | Arte sequencial | pt_BR |
| dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
| dc.title | Laboratório de quadrinhos : memórias e modos experimentais de construir narrativas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001240361 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (730)

