Interface em realidade virtual para simulador de colonoscopia
dc.contributor.advisor | Nedel, Luciana Porcher | pt_BR |
dc.contributor.author | Bazotti, João Pedro Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T06:56:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284307 | pt_BR |
dc.description.abstract | Simuladores são de extrema importância para o treinamento de profissionais em várias áreas, incluindo a medicina. Com o avanço das tecnologias de realidade virtual, esses simuladores podem ser feitos mais realistas em termos de interação, abrindo a possibilidade para programas que melhor preparam médicos em treinamento para cirurgias e procedimentos. Simuladores atuais para colonoscopia são de dois tipos: físicos, usando manequins cirúrgicos, ou digitais, usando hardware e software para simular a operação. Ambos os modelos têm um custo elevado, aumentando a barreira de entrada para seu uso. Este trabalho parte de um simulador de colonoscopia existente, com suporte somente ao uso de controles tradicionais, como mouse e teclado ou controles de jogos, e o usa para criar uma interface em realidade virtual imersiva com suporte à interação em VR (Virtual Reality) usando controles rastreados e rastreamento de mãos. Essa interface é projetada para o uso em dispositivos de realidade virtual voltados ao público consumidor, como o Quest 3, aumentando a acessibilidade do simulador ao drasticamente diminuir o custo comparado com simuladores que requerem hardware proprietário. | pt_BR |
dc.description.abstract | Simulators are of extreme importance when it comes to training professionals in many fields, including that of medicine. With advancements in virtual reality technology, these simulators can be made even more realistic when it comes to interaction, opening the door for simulators that can better prepare doctors in training for surgeries and procedures. Current colonoscopy simulators are either physical, using surgical training models, or digital, using hardware and software to simulate the operation. Both types have a high monetary cost, increasing the barrier to entry for the use of said simulators. This work builds on an existing colonoscopy simulator that only supports traditional input methods, such as mouse and keyboard or game controllers, and uses it to create an immersive virtual reality interface, with support for VR (Virtual Reality) interaction using tracked controllers and hand tracking. The interface is designed for use with consumer-level virtual reality devices, like the Quest 3, increasing the accessibility by drastically reducing price when compared to simulators that use proprietary hardware. This work has as an objective the creation, analysis, and testing of a virtual reality interface for a colonoscopy simulator. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Endoscope | en |
dc.subject | Colonoscopia | pt_BR |
dc.subject | Informática médica | pt_BR |
dc.subject | Simulador virtual | pt_BR |
dc.title | Interface em realidade virtual para simulador de colonoscopia | pt_BR |
dc.title.alternative | Virtual reality interface for colonoscopy simulator | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240825 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciência da Computação (1082)