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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorBazotti, João Pedro Lopespt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T06:56:18Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284307pt_BR
dc.description.abstractSimuladores são de extrema importância para o treinamento de profissionais em várias áreas, incluindo a medicina. Com o avanço das tecnologias de realidade virtual, esses simuladores podem ser feitos mais realistas em termos de interação, abrindo a possibilidade para programas que melhor preparam médicos em treinamento para cirurgias e procedimentos. Simuladores atuais para colonoscopia são de dois tipos: físicos, usando manequins cirúrgicos, ou digitais, usando hardware e software para simular a operação. Ambos os modelos têm um custo elevado, aumentando a barreira de entrada para seu uso. Este trabalho parte de um simulador de colonoscopia existente, com suporte somente ao uso de controles tradicionais, como mouse e teclado ou controles de jogos, e o usa para criar uma interface em realidade virtual imersiva com suporte à interação em VR (Virtual Reality) usando controles rastreados e rastreamento de mãos. Essa interface é projetada para o uso em dispositivos de realidade virtual voltados ao público consumidor, como o Quest 3, aumentando a acessibilidade do simulador ao drasticamente diminuir o custo comparado com simuladores que requerem hardware proprietário.pt_BR
dc.description.abstractSimulators are of extreme importance when it comes to training professionals in many fields, including that of medicine. With advancements in virtual reality technology, these simulators can be made even more realistic when it comes to interaction, opening the door for simulators that can better prepare doctors in training for surgeries and procedures. Current colonoscopy simulators are either physical, using surgical training models, or digital, using hardware and software to simulate the operation. Both types have a high monetary cost, increasing the barrier to entry for the use of said simulators. This work builds on an existing colonoscopy simulator that only supports traditional input methods, such as mouse and keyboard or game controllers, and uses it to create an immersive virtual reality interface, with support for VR (Virtual Reality) interaction using tracked controllers and hand tracking. The interface is designed for use with consumer-level virtual reality devices, like the Quest 3, increasing the accessibility by drastically reducing price when compared to simulators that use proprietary hardware. This work has as an objective the creation, analysis, and testing of a virtual reality interface for a colonoscopy simulator.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectEndoscopeen
dc.subjectColonoscopiapt_BR
dc.subjectInformática médicapt_BR
dc.subjectSimulador virtualpt_BR
dc.titleInterface em realidade virtual para simulador de colonoscopiapt_BR
dc.title.alternativeVirtual reality interface for colonoscopy simulator en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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