Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKupske, Felipe Florespt_BR
dc.contributor.authorPerozzo, Reiner Viniciuspt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T06:55:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0101-4846pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284248pt_BR
dc.description.abstractAdotando uma abordagem dinâmica para o desenvolvimento bilíngue, este trabalho investiga os efeitos da instrução explícita de pronúncia na produção do VOT tanto no inglês L2 quanto no português brasileiro (PB) L1. Dados de 16 brasileiros usuários intermediário do inglês, divididos em grupos controle (GC) e experimental (GE), foram coletados e analisados. Apenas o GE recebeu instrução explícita sobre a pronúncia das oclusivas não vozeadas do inglês. Foram realizadas três coletas: um pré-teste, um pós-teste imediato e um pós-teste postergado. Os resultados indicam que o GC não realizou o padrão de VOT esperado para a L2 ao longo do estudo, sem revelar alterações na produção do PB. Por outro lado, o GE, após a instrução, apresentou aumento nos valores de VOT tanto para a L2 quanto para a L1, evidenciando efeitos multidirecionais do ensino explícito de pronúncia.pt_BR
dc.description.abstractAdopting a dynamic approach to bilingual development, this work investigates the effects of explicit pronunciation instruction on VOT production in both L2 English and L1 Brazilian Portuguese (BP). Data from 16 intermediate Brazilian users of English, divided into control (CG) and experimental (EG) groups, were collected and analyzed. Only the EG received explicit instruction on the pronunciation of voiceless stops in English. Three data collections were carried out: a pre-test, an immediate post-test and a delayed post-test. The results indicate that the CG did not meet the expected L2 VOT pattern throughout the study, and showed no changes in the L1 production. On the other hand, the EG, after the instruction, showed an increase in VOT values for both L2 and L1, exhibiting multidirectional effects of explicit pronunciation teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIlha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 77 (2024), e99369, p. [1]-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExplicit instructionen
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectVOTen
dc.subjectMultidirectional linguistic influenceen
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleEfeitos multidirecionais da instrução explícita de pronúncia : o desenvolvimento de VOT longo em inglês (L2) e sua influência nas oclusivas do português brasileiro (L1)pt_BR
dc.title.alternativeMultidirectional effects of explicit pronunciation instruction : the development of long-lag VOT in English (L2) and its influence on Brazilian Portuguese (L1) stopsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001218531pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples