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dc.contributor.advisorRockett, Gabriela Camboimpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Gustavo Bastospt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T06:45:53Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284123pt_BR
dc.description.abstractRedes de educação básica que utilizam os conhecimentos científicos e tradicionais da Cultura Oceânica na construção social de sua comunidade geram cidadãos engajados e conscientes ambientalmente. No contexto atual do sistema educacional, redes que promovem uma educação fundamental com perspectivas interdisciplinares nas suas práticas pedagógicas podem implementar programas educativos de forma a difundir a Cultura Oceânica socialmente, contribuindo para a Década do Oceano da ONU. A presente pesquisa foi realizada na rede escolar formal do município costeiro de Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul, através de análise documental de livros didático-pedagógicos para identificar conteúdos, e análise de questionários estruturados aplicados aos docentes de Ciências e Geografia das escolas municipais, para verificar a implementação de conceitos da Cultura Oceânica na educação ambiental, com uma abordagem quali-quantitativa. As análises mostram que os docentes e o material didático disponível para as aulas na rede escolar de Imbé tem forte relação com pelo menos quatro dos sete princípios da Cultura Oceânica (o Oceano tem grande influência no tempo e no clima; o Oceano tornou a Terra habitável; o Oceano suporta uma grande diversidade de vida e ecossistemas; o Oceano e os humanos estão inextricavelmente interligados) e com sete das dez dimensões da Cultura Oceânica (emoceans, comportamento, consciência, conhecimento, comunicação, atitudes e ativismo). Verificou-se que a Cultura Oceânica está presente em um número significativo de páginas nas coleções didáticas de ambas as ciências do mar analisadas nesta pesquisa. Na análise dos questionários, a percepção dos docentes sobre a residência deles e dos estudantes em uma área costeira gera tanto conexões com o Oceano quanto aumenta a importância do ensino do conteúdo. O resultado das análises também dialoga de forma muito próxima com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) 14-Vida na água e 4-Educação de Qualidade, pois quase a totalidade dos participantes (92%) já ouviram falar destes objetivos, enquanto 33% já ouviram falar nos serviços ecossistêmicos oferecidos pelo ecossistema marinho. Os resultados corroboram com as perspectivas de uma educação ambiental para a sustentabilidade ancoradas no pensamento interdisciplinar, onde a Cultura Oceânica deve figurar de forma mais ampla entre os conteúdos educacionais.pt_BR
dc.description.abstractBasic education networks that incorporate scientific and traditional knowledge of Ocean literacy into the social construction of their communities foster environmentally engaged and conscious citizens. In the current educational system, networks that promote fundamental education with interdisciplinary perspectives in their pedagogical practices can implement educational programs that socially disseminate Ocean literacy, contributing to the UN Decade of Ocean Science. This research was conducted within the formal school network of the coastal municipality of Imbé, in the northern coast of Rio Grande do Sul, through document analysis of pedagogical textbooks to identify content and structured questionnaires applied to teachers of Science and Geography in municipal schools. The study aimed to verify the implementation of Ocean literacy concepts in environmental education, using a qualitative-quantitative approach. The analyses show that the teachers and the teaching materials available for classes in Imbé's school network are strongly related to at least four of the seven principles of Ocean literacy (the Ocean has a major influence on weather and climate; the Ocean made Earth habitable; the Ocean supports a great diversity of life and ecosystems; the Ocean and humans are inextricably interconnected) and to seven of the ten dimensions of Ocean literacy (emoceans, behavior, awareness, knowledge, communication, attitudes, and activism). It was found that Ocean Literacy is present in a significant number of pages in the didactic collections of both marine science subjects analyzed in this research. In the questionnaire analysis, teachers' perception of their and their students‟ residence in a coastal area generates both connections with the Ocean and increases the importance of teaching this content. The results of the analyses also closely align with the Sustainable Development Goals (SDGs) 14-Life Below Water and 4-Quality Education, as almost all participants (92%) had heard about these goals, while 33% had heard of the ecosystem services provided by the marine ecosystem. The results support the perspectives of environmental education for sustainability anchored in interdisciplinary thinking, where Ocean literacy should be more broadly integrated into educational content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNorthern coast of RSen
dc.subjectCoastal sustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectZona costeirapt_BR
dc.subjectCiências do marpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectImbé (RS)pt_BR
dc.titleCultura oceânica e educação ambiental na rede pública de ensino fundamental de Imbé/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Ênfase em Biologia Marinha e Costeira: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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