Heitor dos Prazeres e infâncias negras : ciência, arte e relações étnico-raciais na educação infantil no Brasil
Fecha
2024Autor
Otro título
Heitor dos Prazeres and black childhoods : science, art and ethnic-racial relations in early education in Brazil
Materia
Resumo
Heitor dos Prazeres foi um extraordinário multiartista negro do século 20, cujas criações imortalizam formas muito particulares de enxergar as experiências negras no Brasil. Apesar de sua importância para o país, sua história é pouco conhecida como parte do racismo à brasileira. O objetivo do autor nesse artigo é apresentar uma Proposta de Sequência Didática (PSD), em perspectiva antirracista, que ao mesmo tempo recupere parte da história de Heitor dos Prazeres, criando modelos positivos de neg ...
Heitor dos Prazeres foi um extraordinário multiartista negro do século 20, cujas criações imortalizam formas muito particulares de enxergar as experiências negras no Brasil. Apesar de sua importância para o país, sua história é pouco conhecida como parte do racismo à brasileira. O objetivo do autor nesse artigo é apresentar uma Proposta de Sequência Didática (PSD), em perspectiva antirracista, que ao mesmo tempo recupere parte da história de Heitor dos Prazeres, criando modelos positivos de negritude para as infâncias, e explore os Campos de Experiências recomendados pelas diretrizes legais a serem trabalhados na Educação Infantil. O autor deseja explorar as relações entre ciências, artes e questões socioambientais presentes em uma pintura de Heitor dos Prazeres. O objetivo é contribuir com a formação inicial e continuada de professores, revisitando questões históricas, teórico-metodológicas e epistemológicas inerentes às infâncias negras e aos processos do estabelecimento da educação infantil no Brasil, entrecruzando ciências e artes. ...
Abstract
Heitor dos Prazeres was an extraordinary 20th Century black multi-artist, whose creations immortalize very particular ways of seeing black experiences in Brazil. Despite his importance for the country, his art and history are ignored, as part of Brazilian racism. The author's goal is to present a Proposal for a Didactic Sequence (PSD), from an anti-racist perspective, which at the same time recovers part of Heitor dos Prazeres’ history and to highlight positive models of blackness for children, ...
Heitor dos Prazeres was an extraordinary 20th Century black multi-artist, whose creations immortalize very particular ways of seeing black experiences in Brazil. Despite his importance for the country, his art and history are ignored, as part of Brazilian racism. The author's goal is to present a Proposal for a Didactic Sequence (PSD), from an anti-racist perspective, which at the same time recovers part of Heitor dos Prazeres’ history and to highlight positive models of blackness for children, exploring the Fields of Experience recommended for Brazilian Early Childhood Education. Furthermore, the author wishes to explore the relationships between science, arts and socio-environmental issues, which are present in one Heitor dos Prazeres’ paintings. The objective is to contribute to the initial and continuing training of teachers by reapproaching historical, theoretical-methodological and epistemological issues inherent to black childhoods and the processes of establishing early childhood education in Brazil, intertwining sciences and arts. ...
En
Letramento SocioAmbiental. Atibaia, SP. V. 2, n. 5 (2024), p. 136-162
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42354)Ciencias Exactas y Naturales (6316)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
