Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorEspírito Santo, Arthur Miranda dopt_BR
dc.contributor.authorMeletti, Silvia Márcia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-25T07:00:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283975pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa o acesso de estudantes autistas à educação básica no Brasil, utilizando os microdados do censo escolar da educação básica de 2009 a 2018. Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas para examinar a frequência escolar, as características das matrículas e a igualdade no direito à educação. Os resultados indicam um aumento significativo no número de matrículas, porém o não acesso a qualquer tipo de escolarização e ao atendimento educacional especializado são realidades a serem enfrentadas. Embora haja mais estudantes autistas frequentando a escola e os serviços de apoio, sua permanência no sistema de ensino é incerta e a integralidade está longe de ser alcançada. Desigualdade no acesso à escola com base em raça/cor e sexo mostra a importância de pesquisas interseccionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines the access to basic education for autistic students in Brazil, using microdata from the basic education school census spanning from 2009 to 2018. Quantitative and qualitative analyses were carried out to examine school attendance, enrollment characteristics, and the equality in the right to education. The findings reveal a notable increase in enrollments, but the persistent challenges of limited access to any type of schooling and specialized educational care are realities that require attention. Despite the growing number of autistic students participating in schools and accessing support services, their permanence in the education system is uncertain and comprehensiveness is far from being achieved. Inequality in access to school based on race/color and gender shows the importance of intersectional research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras. Rio de Janeiro (RJ). Vol. 24, e1134, 2024, 29 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAchool Censusen
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectRight to Educationen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.titleAcesso de estudantes autistas à educação básica no Brasil : uma análise a partir do censo escolarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001217082pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples