Acesso de estudantes autistas à educação básica no Brasil : uma análise a partir do censo escolar
dc.contributor.author | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Espírito Santo, Arthur Miranda do | pt_BR |
dc.contributor.author | Meletti, Silvia Márcia Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-25T07:00:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/283975 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa o acesso de estudantes autistas à educação básica no Brasil, utilizando os microdados do censo escolar da educação básica de 2009 a 2018. Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas para examinar a frequência escolar, as características das matrículas e a igualdade no direito à educação. Os resultados indicam um aumento significativo no número de matrículas, porém o não acesso a qualquer tipo de escolarização e ao atendimento educacional especializado são realidades a serem enfrentadas. Embora haja mais estudantes autistas frequentando a escola e os serviços de apoio, sua permanência no sistema de ensino é incerta e a integralidade está longe de ser alcançada. Desigualdade no acesso à escola com base em raça/cor e sexo mostra a importância de pesquisas interseccionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study examines the access to basic education for autistic students in Brazil, using microdata from the basic education school census spanning from 2009 to 2018. Quantitative and qualitative analyses were carried out to examine school attendance, enrollment characteristics, and the equality in the right to education. The findings reveal a notable increase in enrollments, but the persistent challenges of limited access to any type of schooling and specialized educational care are realities that require attention. Despite the growing number of autistic students participating in schools and accessing support services, their permanence in the education system is uncertain and comprehensiveness is far from being achieved. Inequality in access to school based on race/color and gender shows the importance of intersectional research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem fronteiras. Rio de Janeiro (RJ). Vol. 24, e1134, 2024, 29 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Achool Census | en |
dc.subject | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject | Right to Education | en |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | Acesso de estudantes autistas à educação básica no Brasil : uma análise a partir do censo escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217082 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Exatas e da Terra (6257)