Mapeamento do uso de tecnologias e de modelagem matemática no ensino
| dc.contributor.author | Kripka, Rosana Maria Luvezute | pt_BR |
| dc.contributor.author | Biembengut, Maria Salett | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lara, Isabel Cristina Machado de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Viali, Lorí | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lahm, Regis Alexandre | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-01-04T06:56:24Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1980-3141 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282987 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Neste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem. | pt_BR |
| dc.description.abstract | In this article we present a theoretical research which aimed to identify possible convergences, divergences and potentialities in the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Mathematical Modeling in the context of Education. The Mapping was used as a methodological procedure, which enabled the recognition and analysis of a sample of ten journal articles published in the last five years. As a result, convergences were identified "the use of technology in modeling activities", in most of the articles analyzed, and proximities between modeling, ICT and learning through projects, when considering their use in modeling activities in teaching. Divergences were identified in relation to the concepts of modeling adopted and in existence, or not, of proximities between between modeling with other trends. Potentialities were identified between Modelling and ICT, since they provide new opportunities for learning. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Rematec : Revista de matemática, ensino e cultura. Natal. Vol. 9, n. 17 (set-dez. 2014), p. 109-134. | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | ICT | en |
| dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics Education | en |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematical Modeling | en |
| dc.title | Mapeamento do uso de tecnologias e de modelagem matemática no ensino | pt_BR |
| dc.title.alternative | Technology use of mapping and modeling in mathematics education | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 000999107 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Exatas e da Terra (6548)

