Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKripka, Rosana Maria Luvezutept_BR
dc.contributor.authorBiembengut, Maria Salettpt_BR
dc.contributor.authorLara, Isabel Cristina Machado dept_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.contributor.authorLahm, Regis Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2025-01-04T06:56:24Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282987pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we present a theoretical research which aimed to identify possible convergences, divergences and potentialities in the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Mathematical Modeling in the context of Education. The Mapping was used as a methodological procedure, which enabled the recognition and analysis of a sample of ten journal articles published in the last five years. As a result, convergences were identified "the use of technology in modeling activities", in most of the articles analyzed, and proximities between modeling, ICT and learning through projects, when considering their use in modeling activities in teaching. Divergences were identified in relation to the concepts of modeling adopted and in existence, or not, of proximities between between modeling with other trends. Potentialities were identified between Modelling and ICT, since they provide new opportunities for learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRematec : Revista de matemática, ensino e cultura. Natal. Vol. 9, n. 17 (set-dez. 2014), p. 109-134.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectICTen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.titleMapeamento do uso de tecnologias e de modelagem matemática no ensinopt_BR
dc.title.alternativeTechnology use of mapping and modeling in mathematics education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000999107pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples