Show simple item record

dc.contributor.authorSchwetz, Paulete Fridmanpt_BR
dc.contributor.authorSelau, Luiza Grazziotinpt_BR
dc.contributor.authorWinter, Yasmin Montipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-25T06:52:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282883pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver um curso à distância para o ensino da ferramenta computacional REVIT, utilizada pelos profissionais da indústria da construção civil, bem como pelos discentes oriundos dos cursos de graduação das universidades. Foi criado um modelo pedagógico, utilizado para o desenvolvimento do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE UFRGS, com base nos fundamentos do design educacional aplicado à Ead. Uma validação do modelo pedagógico foi planejada para a verificação de sua adequação, através da realização de cinco implementações do curso em momentos distintos. Cada implementação foi formada por grupos de alunos de graduação com características diferentes. Os processos avaliativos adotados, definidos a partir de um Grupo Focal formado por expertises na área, demonstraram que o desempenho dos alunos que realizaram o curso foi bastante elevado, principalmente dos discentes pertencentes aos grupos que realizaram sua versão final. Desta forma, pode-se concluir que os estudantes construíram conhecimento sobre a ferramenta computacional, a partir do modelo pedagógico proposto e dos recursos e atividades desenvolvidas no AVA.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to develop a distance learning course for teaching the REVIT computational tool, used by professionals in the construction industry as well as by undergratuate students. A pedagogical model was created for the course development in the Virtual Learning Environment (VLE) MOODLE UFRGS, based on the principles of educational design applied to distance learning education. A validation of the pedagogical model was planned to verify its adequacy, through five course implementations at different times. Each implementation involved groups of undergraduate students with different characteristics. The evaluation processes adopted, defined by a Focal Group composed of experts in the field, showed that the performance of the students who took the course was significantly high, especially for students belonging to groups that completed the final version. Therefore, it can be concluded that students built knowledge about the computational tool based on the proposed pedagogical model and the resources and activities developed in the VLE.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.28, n.2 (ago. 2024), p. 334-350pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational designen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectReviten
dc.subjectPedagogical modelen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.titleContribuição do design educacional no desenvolvimento de um curso à distância para o ensino da ferramenta computacional Revitpt_BR
dc.title.alternativeContribution of educational design in the development of a distance learning course for teaching the Revit software tool en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216718pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record