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dc.contributor.advisorCardoso, Jefferson Lopespt_BR
dc.contributor.authorPereira, Dalvana Machadopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T06:50:39Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282549pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalha teve como objetivos:1 discutir sobre linguagem e autismo a partir de pressupostos teóricos da teoria da enunciação; 2 contribuir com a clínica fonoaudiológica a partir do atendimento de um caso de autismo; e 3 refletir sobre a importância de uma abordagem clínica que considere o lugar que o falante/paciente ocupa na linguagem. Trata-se de um estudo qualitativo, categorizado no tipo “pesquisa descritiva”. O modelo de pesquisa descritiva deste projeto é o “estudo de caso”, com fatos e dados colhidos da própria realidade. Os dados foram retirados de relatos e registros de atendimento clínico, durante um estágio curricular supervisionado, do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O caso é de um menino de 12 anos com diagnóstico de autismo, que foi atendido na Clínica de Atendimentos Psicológico da UFRGS. A principal abordagem teórica utilizada para subsidiar o trabalho e o atendimento do caso foi a teoria da enunciação de Émile Benveniste. Observou-se que, a partir das análises, os pontos da teoria mobilizada favoreceram o processo clínico do paciente, ajudando-o a se reconhecer e ser reconhecido como sujeito falante de uma língua. Acredita-se, dessa forma, que o trabalho contribui com a clínica fonoaudiológica e traz reflexões necessárias para se pensar as abordagens clínicas nesse campo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study had the following objectives: to discuss language and autism based on theoretical assumptions of enunciation theory; to contribute to speech therapy clinical practice through the treatment of an autism case; and to reflect on the importance of a clinical approach that considers the position that the speaker/patient occupies in language. This is a qualitative study categorized as "descriptive research." The descriptive research model used in this project is the "case study," with facts and data collected from the actual reality. Data were obtained from reports and records of clinical sessions during a supervised curricular internship in the Speech Therapy program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The case involves a 12-year-old boy diagnosed with autism, who received treatment at the Psychological Services Clinic of UFRGS. The main theoretical approach used to support the study and case treatment was Émile Benveniste's theory of enunciation. It was observed that, through the analyses, the points of the theory applied facilitated the patient's clinical process, helping him to recognize himself and be recognized as a speaking subject of a language. It is believed that this work contributes to speech therapy clinical practice and provides necessary reflections for considering clinical approaches in this field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectPrática clínicapt_BR
dc.titleContribuições da teoria da enunciação para a clínica fonoaudiológica : um caso de autismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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