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dc.contributor.advisorWeinmann, Amadeu de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGiordano, Carolina Remussipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T06:56:26Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282296pt_BR
dc.description.abstractO patriarcado está presente no imaginário da sociedade. O cinema, também, está inserido na conjuntura que perpetua esse sistema, o qual oprime mulheres e pessoas LGBT+. Ademais, o olhar masculino sempre foi predominante, tanto por quem produz cinema quanto pelos espectadores homens-cis, o olhar do homem foi e ainda é o principal. Isso afeta em como a própria sociedade vê as mulheres e as pessoas LGBT+. Com isso, é de interesse pensar em obras que fazem o movimento contrassexual, trabalhado por Paul Preciado, para mostrar como é possível outras formas de fazer cinema, com o olhar feminino. Então, analisarei duas produções feitas por mulheres que mostram esse olhar e para isso utilizarei, principalmente, os conceitos das críticas feministas de cinema Laura Mulvey, Ann Kaplan, e também o autor da contrassexualidade, Paul Preciado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálise e cinemapt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO olhar feminino em filmes : o cinema como prótese contra o patriarcadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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